Claudia Andujar: A Luta Yanomami

por Taciana Oliveira__

Na seção Fotogramas desse mês apresentamos alguns dos registros que compõem a exposição A Luta Yanomami, de Claudia Andujar. A fotógrafa é celebrada com uma retrospectiva do seu trabalho na Fundação Cartier, Paris. Claudia Andujar, La Lutte Yanomami estreou no dia 30 de janeiro e vai até 10 de maio. Depois, segue para Suíça, Itália e Espanha (fevereiro de 2021). A exposição conta com o apoio do Instituto Socioambiental, Instituto Moreira Salles e a Hutukara Associação Yanomami. 

Estou ligada ao índio, à terra, à luta fprimária. Tudo isso me comove profundamente. Tudo parece essencial. Talvez sempre procurei a resposta à razão da vida nessa essencialidade. E fui levada para lá, na mata amazônica, por isso. Foi instintivo. À procura de me encontrar”

Claudia Andujar, em texto publicado no catálogo da sua mostra.


















________________________________________________________



Claudia Andujar (1931) viveu na Transilvânia e foi para a Suíça fugindo da perseguição aos judeus. Sua família paterna morreu nos campos de concentração de Auschwitz e Dachau. Segue para os EUA e depois migra para o Brasil, em 1955. Aos 40 anos, em 1971, inicia a sua história com o povo Yanomami. Os primeiros registros de Claudia com a tribo seriam publicados na Revista Realidade. Este trabalho foi um divisor na sua vida profissional. A partir deste ensaio, Claudia se torna uma ativista da causa indígena.

* Para saber mais sobre Claudia Andujar, leia a entrevista que ela concedeu ao El País.

________________________________


Taciana Oliveira é mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.