Em novo romance, Luiz Biajoni constrói painel de humanidade e pandemia

por Divulgação__



Pouco mais de um ano depois de lançar seu sétimo romance, “Quatro Velhos” (Penalux, 2019), o autor americanense Luiz Biajoni lança novo livro: “Algum Amor”. A urgência foi ditada pela crise do coronavírus, que mudou o sentido inicialmente desenhado para a trama. Conta o autor: “Eu me preparei para escrever uma história de amor, mas o fantástico e o terror se impuseram com a pandemia e tudo se misturou. Em quarentena, comecei a acordar no meio da noite pensando na história de amor daqueles meus dois personagens e tudo se misturava um pouco com o noticiário e com a minha vida e o resultado disso foi uma nova configuração para o romance”.

A partir de cenas recortadas das vidas de duas pessoas, a publicitária Stella e o escritor Luiz, “Algum Amor” desenvolve uma história de aproximações, distanciamentos, isolamentos e reaproximações que extrapola a cronologia, o tempo e o espaço. A narrativa é permeada por acontecimentos deste momento de pandemia de Covid-19 – um dos primeiros romances da literatura nacional a abordar o tema.

Diferente dos outros livros do autor, como “Elvis & Madona” (Língua Geral, 2010), “A Comédia Mundana” (Língua Geral, 2013), “A Viagem de James Amaro” (Língua Geral, 2015) ou “Quatro Velhos”, este “Algum Amor” trabalha a linguagem de maneira experimental – a história, porém, a exemplo dos dois últimos romances, se passa em Americana (SP), cidade natal do autor. “Eu tinha estabelecido escrever três histórias que se passassem em Americana – e essa é a última. Com “Algum Amor”, fecho um ciclo em meu projeto literário”, conta Biajoni.

Na orelha do livro, a escritora finalista do prêmio Jabuti, Camila Passatutto, escreve que “Algum Amor” é “um respiro dolorido dentro de uma concha no epicentro da tormenta que é a vida”. O premiado escritor Javier Aracinbia Contreras resume: “[...] Biajoni segue sua jornada abordando pequenos conflitos pessoais, desta vez, porém, com pílulas desse momento louco pelo qual o mundo passa e em que as pessoas, ao mesmo tempo em que buscam sobreviver, também desejam algum amor”.

SERVIÇOS

Algum amor, Luiz Biajoni – romance (100 p.), R$ 38 (Penalux, 2020).

Link para compra: https://www.editorapenalux.com.br/loja/algum-amor


__________________________________________________

Luiz Biajoni nasceu e vive em Americana, SP. Escreveu A Comédia Mundana (2013) e A Viagem de James Amaro (2015) publicados no Brasil pela Língua Geral e em Portugal pela Chiado Editora. É autor também de Elvis & Madona (Língua Geral, 2010), Virgínia Berlim – Uma Experiência (2017) e “Quatro Velhos” (2019), ambos pela Penalux. Fotografia: Lia Biajoni. 

Site: www.biajoni.com.br