Rotina Familiar, de Leo Silva. é selecionado para Festival Mov Cidade

 por Divulgação__






Rotina Familiar, crônica visual que relata o dia a dia de uma família na quarentena, é um dos filmes selecionados do Festival Mov Cidade.


Durante os dias 24 a 27 de setembro, acontece a MoV.Cidade - Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Urbana de Vitória (ES). O evento, realizado desde 2018, acontece neste ano em caráter virtual, devido a pandemia do novo coronavírus. Dentre os filmes da programação, o curta cearense Rotina Familiar, idealizado e dirigido por Leo Silva e com produção de Emilly Guilherme, foi um dos selecionados para concorrer a premiação. A votação será feita de forma popular, ou seja, o público vota nos melhores trabalhos, por meio da plataforma da mostra. Os selecionados serão premiados com valores de até R$ 3 mil.


Em tempos de isolamento e distanciamento social, as relações e costumes considerados "comuns" tiveram que se adaptar às novas formas de convivência e normas sanitárias. Essas mudanças também refletem nas relações e rotinas familiares, nome, inclusive, do curta e crônica visual de Leo Silva. O filme traz a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha, e as brincadeiras das crianças, criam uma crônica visual acompanhando os momentos e detalhes de um dia a dia que poderia ser uma tarde de segunda ou um sábado pela manhã na longa quarentena, decretada desde março, no Ceará.


Para Leo Silva, que, ao mesmo tempo que documenta e vivencia “A Rotina Familiar é um filme, é um curta, é uma crônica que traz uma movimentação de tempo e espaço da casa. Claro que ela nem sempre é assim, pois muitas das vezes todos estão em suas correrias e foi necessário um certo momento para olhar e perceber essa sintonia, essa pequena correria que, querendo ou não, está carregada de afeto”, reflete.

“A ideia surgiu durante a quarentena, nas primeiras semanas de março. Estavas a fotografar minha casa e também a gravar pequenos takes. Durante esse processo, fiz uma edição simples e enviei para a Emilly. Ela comentou e começamos a pensar junto esse processo. Passei mais uma ou duas semanas filmando essa cena, essa rotina. E foi ‘massa’, porque resultou no filme final, que é essa rotina familiar que está no mundo”, conclui Leo.


A Mostra de Sustentabilidade e Criatividade Urbana de Vitória (ES), MoV.Cidade, abriu chamada em junho para seleção de filmes, atrações musicais, performances, fotografias e outras áreas. O evento/laboratório discute a relação da cidade e de pessoas com as diversas artes. Neste ano, por conta do cenário da pandemia da COVID-19, o evento acontecerá, pela primeira vez, no formato online. A transmissão dos trabalhos será exibida em uma plataforma gratuita, chamada MoV.On, que será lançada em setembro.

Serviços:

Mostra: do dia 24 a 27 de setembro
Plataforma de transmissão:
MoV.On (Lançamento em setembro)


Sinopse:
Março de 2020, as famílias se encontram em quarentena devido ao COVID19. O filme trás a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha e as brincadeiras das crianças, criam uma Crônica Visual dentro dessa Rotina Familiar.



Ficha Técnica:

Consultoria: Emilly Guilherme

Produção: Emilly Guilherme e Leo Silva

Ideia/Concepção/Roteiro/Câmera/Edição: Leo Silva


Atores/Família

Ordem de aparição:

Mãe

Pai

Sobrinhas

Sobrinho


Apoio Cultural

l Festival de Cultura Dendicasa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.