Libertem Angela Davis

 

por Taciana Oliveira__




A plataforma de streaming Filme Filme estreou este ano com a proposta de trazer para seus assinantes um acervo selecionado mensalmente por uma curadoria formada por profissionais do circuito cinematográfico. A aposta do serviço é investir na inclusão de produções brasileiras e de filmes independentes e alternativos, em geral.


Minha “estreia” na Filme Filme começa no histórico e potente documentário “Libertem Angela Davis”, dirigido por Shola Lynch, e lançado em 2014. Ativista, militante dos Panteras Negras, comunista e professora universitária, a prisão de Angela Davis escancarou na sua época as vísceras de uma sociedade conservadora, racista e misógina. 


É importante ressaltar que a costura cronológica do documentário expõe uma enorme semelhança com os atuais eventos sofridos pela comunidade negra americana, que resiste diante dos inúmeros ataques promovidos por extremistas patrocinados pela cumplicidade do governo de Donald Trump. 


No ano do movimento #blacklivematters e da crescente ocupação das mulheres negras em seus territórios, resgatar a trajetória de Angela Davis é sobretudo um compromisso político-humanitário. Assistam o filme e despertem para não naturalização do discurso de ódio.




Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.