Além da Máscara, de Naiana Íris e Lara Tavares

 

por Vitória Andrade__




Eu não sei se gostaria de ter as palavras exatas que descrevessem a potência da escrita de Naiana. Prefiro sentir o poder de suas palavras e imaginar as faíscas no ar. Esta mulher, feiticeira da Terra e arrebatadora dos céus, escreve com o peito aberto, pronto para desaguar. Suas falas, tão firmes, nos afirmam que a força é feminina e vermelha.

Naiana transforma a cor do sangue em um nado de esperança - dança com os sons cardíacos e investiga o nascer do dia. É preciso abrir o coração, antes dos olhos, para sentir Além da Máscara.

É preciso livrar-se das amarras, sapatos e vestimentas - só assim entraremos, de fato, neste mergulho poético.

A semente dita foi regada em um útero e nascida para escrever em raízes. Preste bem atenção em cada sílaba; não conforme-se com a primeira mirada. As feiticeiras são vestidas de mistérios, segredos e andanças. Este livro, tão paradoxalmente forte e sensível, nos permite entrar no imaginário de quem o escreve. As artes - ilustradas por Lara, mulher cearense, carregam a cinematografia das palavras deitadas.

Convido-os, assim, a tirarem suas máscaras após a leitura, para que teus suspiros sejam leves e aprazíveis. Enquanto teus olhos estiverem presos às palavras de Naiana, tu perceberás que não são as máscaras que te deixam sem fôlego.



Vitória Andrade

Fortaleza, Setembro de 2020



*Originalmente escrito como prefácio. 

*Além da Máscara (Selo Mirada) será lançado em 2021.





Naiana Íris, cantora, ilustradora, empreendedora, escritora, graduada em Letras e Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará. Escreve desde criança e, atualmente, é Membra do Coletivo feminista TerraMulher (@terramulher_), composto por 4 escritoras cearenses. Também deixa os seus escritos em seu blog e no Instagram, ambos intitulados A ponte para o Ser (@aponteparaoser_). Além disso, trabalhou na organização, juntamente com a escritora cearense Vitória Andrade, da Antologia O Amor nos tempos de lonjura (2020), publicada pelo selo editorial Mirada. Tem ainda uma loja virtual de artigos de decoração e acessórios vintage e retrô, cujo nome Anastácia retrô (@anastaciaretro_) é uma homenagem a sua avó paterna.



Lara Tavares
, cearense, feminista, ilustradora freelancer e graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Inspirada por arte minimalista, possui trabalhos publicados na antologia O Amor nos tempos de lonjura (Selo Editorial Mirada, 2020). Também ilustra para a loja @corpoliterario, com produções que rodeiam literatura, feminismo e cinema



Vitória Andrade é nordestina e escritora cearense. Membra do coletivo Terra Mulher (@terramulher_) e dona da loja Corpo Literário (@corpo.literario). Administra o IG @divina.poetica.humana, onde publica seus textos, leituras e registros. É uma das autoras da antologia “EU DESVALORIZEI AS PAREDES” - livro publicado, de forma independente, por outros onze escritores. Leu O Amor nos Tempos de Cólera e teve o ímpeto afável em idealizar a Antologia O Amor Nos Tempos de Lonjuras. Participa de saraus o redor da cidade e grita a poesia potente da vida