Espelhos, Kirbjam

 

por Taciana Oliveira__




O projeto musical Kirbjam é uma iniciativa do guitarrista e compositor Arthur de Andrade. No material de divulgação ele nos fala um pouco sobre sua trajetória:


Essa história começa no final de 2018. Usei um simples computador e toquei quase todos os instrumentos. Procuro criar músicas seguindo a tendência cada vez mais atual do D.I.Y (Do it yourself) ou “faça você mesmo”. No final de 2017 duas bandas que eu fazia parte se dissolveram por vários motivos e resolvi arregaçar as mangas, pegar a minha humilde plaquinha de áudio, me aprimorar tocando baixo, sintetizador e cantando - pelo menos o necessário - para dar vida às composições que eu tinha em mente. Durante uns dez anos sempre procurei músicos ou então entrar em alguma banda para gravar músicas e compor, mas dessa vez inverti o processo! O Nome, Kirbjam, vem de um personagem de videogame e reforça a influência dos sons eletrônicos e da internet na concepção musical do projeto.


Com letras que abordam temas que “orbitam em torno da psique humana”, o músico destaca algumas das influências musicais: bandas clássicas da história do rock (Led Zeppelin, Beatles e Pink Floyd), artistas consagrados da década anos 80, (Depeche Mode e Duran Duran) e bandas dos anos 90 e pós anos 90, como Radiohead, Tame impala, St Vincent, Queens of Stone Age. Há também um flerte sutil com a MPB e a sonoridade da música eletrônica.


Nesta edição do Mirada apresentamos “Espelhos”, o single de estreia do projeto. Arthur de Andrade, autor da faixa, revela que: “a letra foi escrita no auge de um conflito referente a autoimagem partindo de um auto-isolamento... É uma reflexão sobre como uma pessoa pode deixar de conquistar muitas coisas por simplesmente colidir com uma percepção negativa de si mesma. Todo esse significado ganha corpo quando levamos em consideração as comparações que costumamos fazer com outras pessoas que vemos nas redes sociais, criando assim falsos parâmetros sobre nossa maneira de nos enxergar.




 


 Ficha Técnica

Captação de áudio: Estúdio Darkside e Estúdio 1

Mixagem e Masterização: Adriano Duprat Lemos (@adrianoduprat)

Composição e Arranjos: Arthur de Andrade. (@arthurguitarrs)

Vocais, Baixos, sintetizadores, guitarras: Arthur de Andrade.

Bateria: Jadiewerton Tavares.( @Jadie.tavares)

Créditos da capa: Luana Olímpia ( @lu_natica00 ou @l.violim)

*Smartlink:https://tratore.com.br/smartlink/kjbanda


* A arte da capa é Luana Olímpia (@lu_natica00 ou @l.violim ) e foi inspirada em uma sequência do filme o Show de Truman (Direção de Peter Weir, 1998) 




Arthur de Andrad
e é guitarista e compositor. Criador do 
Kirbjam.








Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.