A pequena grande fazenda

 

por Taciana Oliveira___




No documentário “A pequena grande fazenda”, lançado em 2018, um casal se despede da cidade de Los Angeles para construir em 200 acres, situados em uma região árida da Califórnia, a propriedade dos seus sonhos. O filme apresenta o esforço deste mesmo casal e da sua equipe de voluntários e trabalhadores, durante o período de oito anos, na transformação de um habitat inóspito em um ambiente totalmente funcional, recuperando a biodiversidade da flora e fauna desse território. Molly, uma blogueira e chef de cozinha, e John, um cinegrafista que viajava o mundo filmando a vida selvagem, prometeram partilhar suas vidas com um propósito comum: morar em uma fazenda sustentável.


John Chester, que também dirige o documentário, logo nos minutos iniciais destaca:  Todo mundo disse que a nossa ideia era maluca, que praticar agropecuária em harmonia com a natureza seria imprudência, e talvez, até impossível. Mas o mais louco é que tudo isso começou com uma promessa que fizemos a um cachorro. (...) Todd, nos encheu de propósito.


Todd, o impulsionador dessa história, ganharia um novo lar e seus latidos não mais incomodaria os vizinhos. A pequena grande fazenda segue um poético e delicado ritmo de montagem apoiado no seu rico acervo de imagens, e principalmente nos depoimentos de John e Molly Chester, que costuram suas memórias redesenhadas em uma narrativa cronológica e afetiva. Tudo se revela no enfrentamento da realidade: nas descobertas e na impossibilidade de conter a ordem definida pela natureza, no ressignificar da participação do homem na preservação do meio ambiente, na "coreografia" responsável pela coexistência: Não se tratava mais de provar a nós mesmos que esse modo de agropecuária dava certo.


Onde assistir: Telecine e Globo Play





Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.