Sonhos na Pandemia

 por Divulgação___




Com incentivo da Lei Aldir Blanc - Pernambuco, em parceria com os projetos "Inventário de Sonhos" (USP/UFRGS) e "Sonhos em Tempos de Pandemia" (USP/UFMG/UFRGS/UFRJ/UFRN), o realizador pernambucano Gabriel Coêlho iniciará o processo de criação de seu novo projeto audiovisual, provisoriamente intitulado "Sonhos na Pandemia".

 

A primeira etapa desta iniciativa consiste na coleta de relatos, imagens, vídeos e sons que, de alguma forma, representam os sonhos tidos nesse período. Esse material poderá ser utilizado, direta ou indiretamente, em um documentário que buscará compreender as inquietações e desejos que vêm permeando os imaginários coletivos de nossa época. Para colaborar com a pesquisa, você pode preencher o formulário disponibilizado aqui.

 

A ideia que move Gabriel Coêlho é que o filme trabalhe com esse material como uma possível expressão de sonhos coletivos. “Me interessa investigar como diferentes realidades, de diferentes partes do Brasil, podem confluir e/ou divergir em suas representações oníricas do momento atual. O que elas têm a dizer sobre as fronteiras imaginárias que nos são impostas?”, reflete o realizador.

 

Inspirado, sobretudo, nos livros "Sonhos no Terceiro Reich", da jornalista Charlotte Beradt, e "Pandemic Dreams’, de Deirdre Barrett, o projeto audiovisual pretende tornar a experiência subjetiva com o sonho algo representável, sensível, que poder-se-á dar materialidade, visualidade, tempo, cor, forma, musicalidade, ruído. O que esses relatos têm em comum? Quais sensações eles despertam? O que eles podem anunciar ou recusar enquanto projetos de futuros?


A parceria com os pesquisadores do "Inventário de Sonhos" e do "Sonhos em Tempos de Pandemia" também tem sido um movimento importante para o desenvolvimento desse projeto audiovisual. "Com o apoio das universidades, está sendo possível ter acesso a alguns relatos anônimos colhidos pelas instituições desde o começo da pandemia, o que vem nos auxiliando no processo de investigação sobre como a crise sanitária afetou e vem afetando o inconsciente das pessoas", comenta Gabriel. "Esperamos que, com nossa iniciativa, seja possível repensar o sonho como potência de investigação, análise e construção de projetos de vida".


Quer saber mais sobre nossa pesquisa? Acesse o Instagram @sonhosdoc ou envie um e-mail para sonhosnapandemiadoc@gmail.com.

 

Link de uma entrevista de Gabriel Coêlho para o Jornal da UFRGS, em 2020, aqui.


Acesse o formulário em: http://bit.ly/SonhosDoc

 

Projeto "Sonhos na Pandemia"

 

Direção, Roteiro e Pesquisa: Gabriel Coêlho

 

Produção Executiva: Lorenna Rocha

 

Design Gráfico: Rodrigo Sarmento

 

Incentivo: Lei Aldir Blanc - Pernambuco / Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco

 

Apoio Cultural: Inventário de Sonhos

 

Apoio Institucional: Sonhos em Tempos de Pandemia

 

Gabriel Coelho: (Realizador/Roteirista/Pesquisador)


Lorenna Rocha (Produtora Executiva)

 

 

Gabriel Coêlho é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É cineasta, roteirista, produtor cultural, assistente de direção e crítico de cinema. Trabalhou como assistente de distribuição na distribuidora e produtora pernambucana Inquieta Cine. Em 2019, lançou seu primeiro curta-metragem, Até 10', selecionado para o 12th Los Angeles Brazilian Film Festival e exibido em importantes festivais no Brasil, EUA, México, Irã, Índia, Bangladesh, entre outros países, sendo indicado ao prêmio de Melhor Filme Experimental no 2nd Budapest Independent Film Festival, na Hungria. É produtor executivo do filme "Quando Sonha Quem Não Dorme", de Bruno Galindo e Lorenna Rocha, projeto aprovado no 13º Edital do Funcultura Audiovisual 2019/2020 (PE). Como crítico, realizou a cobertura do XI Janela Internacional de Cinema do Recife, em 2018, e a cobertura do 9º Olhar de Cinema, em 2020, as duas para o site paraibano Janela 7, com o qual colabora.

 


Lorenna Rocha - Licencianda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pesquisadora, crítica e produtora cultural. Escreve críticas para o blog Sessão Aberta (SP) e para a revista multimídia Quarta Parede (PE), onde também atua como curadora e revisora textual. É idealizadora e co-produtora da Oficina de Crítica Teatral, onde ministra aulas de iniciação à crítica teatral junto ao professor e diretor Rodrigo Dourado (Teatro de Fronteira/UFPE).