Saberes Espirales - sobre teatros negros e a cena contemporânea | Inscrições

 

por Divulgação___

 



O curso SABERES ESPIRALARES - sobre teatros negros e a cena contemporânea [preta], ministrado pela pesquisadora e crítica cultural Lorenna Rocha, será oferecido pelo Núcleo FAC, a partir de julho de 2021.

 

Com encontros regulares, a atividade formativa tem como objetivo historicizar e elaborar coletivamente questões em torno dos teatros negros brasileiros, conectando quatro territórios criativos: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

 

Através de leituras de textos dramatúrgicos, bibliográficos, críticas teatrais e arquivos audiovisuais, o curso deseja criar um espaço que entrelaça aulas expositivas e dialógicas, a fim de se aproximar dos pensamentos estéticos e políticos que envolvem a cena teatral negra contemporânea.

 

O curso está dividido em dois módulos: Escavações e Fabulações. Cada um deles contará com 5 aulas de três horas de duração. São módulos independentes, ou seja, você poderá escolher participar separada ou integralmente, de acordo com seu interesse e disponibilidade.

 

A atividade é voltada para o público adulto (e de jovens adultos), de espectadoras, estudantes, pesquisadoras e artistas, que tenham vontade de refletir e questionar os teatros negros, suas histórias e práticas na atualidade.

 

A atividade conta com certificação.

 

Para saber mais, acesse: https://www.nucleofac.com.br/saberesespiralares

 

Acesse nossas mídias sociais: @nucleofac / @_lorennarocha




Lorenna Rocha: Recife, 1996. Concluinte em História (UFPE), é pesquisadora sobre dramaturgias negras brasileiras e cinemas negros. Atua como crítica de cinema. É crítica teatral, curadora e revisora textual na revista multimídia Quarta Parede (PE). Participou dos programas formativos: IX Janela Crítica (PE), 4º Talent Press Rio (RJ), Laboratório de Crítica - Práticas do Olhar (RJ) e Júri Jovem - 24º Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Além de realizar coberturas críticas de festivais em diferentes estados do país, como MITsp (2020), Cenas do Nordeste (2021) e Festival Luz Negra (2021), escreve textos para catálogos de cinema e possui publicações em sites e revistas eletrônicas como Questão de Crítica (RJ), Buala (Portugal), Contemporary & América Latina (Brasil), Cine Festivais (SP) e Verberenas (Brasil). Participou como crítica convidada em projetos organizados pelo Goethe Institut São Paulo (SP), Sesc ConVIDA! (Brasil), FestCurtas BH (MG), Complexo Duplo (RJ) e CineBH (MG). Em 2021, ministrou oficina de crítica cinematográfica no programa AMPLI_AR do Negritude Infinita (CE), ao lado de Bruno Galindo (SP). Ministra cursos de iniciação à crítica teatral com Rodrigo Dourado (UFPE/Teatro de Fronteira). É integrante do grupo de pesquisa Arte, Educação e Diversidade Cultural, orientado por Elton Bruno Siqueira (UFPE/CNPq).

 




Sobre o Núcleo FAC:

O Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura surgiu em 2017 com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre o pensamento e o fazer fotográfico e suas inter-relações com as demais artes e a cultura em geral. Indo além de uma simples escola de fotografia, o Núcleo FAC está em uma constante busca pela ampliação de suas fronteiras, consolidando-se cada vez mais como um importante espaço de troca de saberes para todas as áreas culturais e artísticas.