Estado Caducante, lançamento do clipe da banda Tio Zé Bá

 

por Divulgação__





Tio Zé Bá denuncia problemáticas sociais em videoclipe de “Estado Caducante”


 Movimentos como o Black Lives Matter e reflexões acerca de questões sociais do atual contexto brasileiro ilustram o novo videoclipe do grupo pernambucano de reggae music Tio Zé Bá, para a canção “Estado Caducante”. Dirigido pelo cineasta Flávio Andrade e construído em parceria com o ator Juliano Varela, o novo trabalho foi lançado neste domingo (18) e é o segundo título da leva de produções audiovisuais do EP “Homem Solidão”, lançado em junho nas plataformas digitais. A obra está disponível no canal oficial no Youtube da banda.


A violência policial nas favelas brasileiras, assim como o desmatamento na Amazônia e a repressão às mobilizações sociais também são alguns temas fortemente presentes na canção e reforçados pelo videoclipe, realizado de forma independente. “A música relata, inicialmente, uma situação de violência sofrida por mim em 2019. No entanto, ao longo da produção, percebi que o problema não era só meu, era de várias pessoas ao redor do mundo”, explica o músico integrante da Tio Zé Bá e compositor de “Estado Caducante”, Maércio José.


O videoclipe conta com performance do ator e educador Juliano Varela. Criada originalmente como videoarte para as redes sociais, com o título Experiência-Brasil, a interpretação ganhou corpo e foi lapidada para inserção no clipe de “Estado Caducante”. “Esse experimento expressa uma ideia híbrida, de um país que sufoca ao mesmo tempo em que é sufocado. Seu símbolo maior, a bandeira nacional, é transformado em artefato asfixiado e asfixiante”, descreve Juliano.


A música “Estado Caducante” é a primeira faixa do EP “Homem Solidão”, lançado no mês de junho. No álbum, a canção também ganha uma segunda versão, remixada em dub - gênero musical eletrônico oriundo do reggae - pelo engenheiro de áudio e produtor musical pernambucano Buguinha Dub.

 





 Acompanhe o grupo nas redes sociais: @tiozebaoficial.





Tio Zé Bá
- Nascida como um projeto paralelo ao grupo Apocalypse Reggae, em Petrolina-PE, a banda Tio Zé Bá assume local de destaque e de referência na cena reggae do Vale do São Francisco há 15 anos. Sempre abrindo espaço para a discussão de temáticas ligadas às periferias, ao resgate da ancestralidade africana e a aproximação com a cultura pernambucana, o conjunto participou de diversos festivais do Brasil, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Festival Pernambuco Nação Cultural e o Aldeia do Velho Chico.