Amores Malfadados, de Luiz Henrique Gurgel


por Divulgação__

 



Relações amorosas tumultuadas, confusas e perversas perpassam os 14 contos que compõem amores malfadados, livro do jornalista e escritor andreense Luiz Henrique Gurgel lançado pela editora paulistana Primata.


Situações incômodas e embaraçosas com personagens variadas, perdidas e deslocadas em relação ao próprio desejo, tudo isso tratado com alguma naturalidade. Este poderia ser o breve, mas insuficiente resumo das histórias de amores malfadados.


Situações que vão da estranha relação de um filho cinquentão com sua mãe idosa e superprotetora até o caso do escritor que se apropria dos poemas de uma prostituta e os publica como dele; ou ainda de uma tragédia sem sentido passada no interior nordestino, seguindo para a história da mulher casada e confusa com os próprios desejos; do rapaz atrapalhado e tímido, incapaz de conquistar a mulher que o deseja, chegando à conturbada relação amorosa de um patrão com seu funcionário.


Os contos vêm recheados de citações e de conhecidos versos de música popular e de poemas, como que incorporados às falas das personagens, citadas ou ouvidas por elas no decorrer das histórias. Como diz a “orelha” do livro, são canções e versos que “não apenas explicam, justificam e consolam as personagens, mas falam mesmo por elas, transformam-se em suas próprias palavras e vozes, dão significado aos gestos, às confusões, aos enganos, às frustrações”.


É o primeiro livro de ficção do autor.


Para adquirir o livro: pela página da Editora Primata: clica aqui

Diretamente com o autor ( luizen6@gmail.com )

 

Leitura de trechos dos contos por Edi Fonseca, Gabriela Flores e Leandro Medina:


 

Playlist “trilha sonora” de amores malfadados


 


 

 

Luiz Henrique Gurgel É paulista de Santo André, professor que se debandou para o jornalismo há mais de 20 anos. Trabalhou com projetos editoriais do Estúdio Elifas Andreato, em São Paulo, onde fez parte da equipe de criação e foi um dos editores da revista Almanaque Brasil, extinta publicação de bordo da TAM Linhas Aéreas; ainda com Elifas foi pesquisador e redator da série em fascículos “História do Samba”, lançada pela editora Globo. Também participou da equipe de programação da Galeria Olido, centro cultural da Prefeitura de S. Paulo, logo após sua inauguração em 2004, responsável pelas atividades com literatura. Como free-lancer, teve reportagens publicadas por Caros Amigos, Revista Brasileiros, Diário do Grande ABC entre outros. Atualmente trabalha com projetos educacionais e está concluindo uma pesquisa de mestrado sobre Carlos Drummond de Andrade na Universidade de São Paulo. Como free-lancer, teve reportagens publicadas por Caros Amigos, Revista Brasileiros, Diário do Grande ABC entre outros.