Perfil Sonoro: Moacir Santos, Paulo Diniz, Lula Côrtes e Arnaud Rodrigues

por Divulgação__




MOACIR SANTOS, PAULO DINIZ, LULA CÔRTES E ARNAUD RODRIGUES SÃO HOMENAGEADOS NO PODCAST PERFIL SONORO

 

Com incentivo do Edital da Formação e Pesquisa da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, já está disponível em plataformas de streaming a série de podcasts PERFIL SONORO. O projeto homenageia em seus quatro episódios importantes músicos e compositores pernambucanos: Moacir Santos, Paulo Diniz, Arnaud Rodrigues e Lula Côrtes. Apresentado por Willana Almeida, o PERFIL SONORO pode ser ouvido na Deezer, Amazon Music e no perfil do Audio Mundi no Mixcloud: mixcloud.com/audiomundi.

 

De forma a demonstrar para uma geração mais nova a importância da música destes instrumentistas e compositores pernambucanos, o projeto PERFIL SONORO traz em forma de podcast uma visão ampla da vida e legado artístico destes ilustres músicos. A pauta de cada um destes podcasts foi fruto de uma pesquisa aprofundada acerca da abrangência do trabalho destes artistas a nível nacional e internacional.

 

Homenagem - A música de cantores e compositores nascidos em Pernambuco atravessa fronteiras e alcança públicos diversos em todas as partes do planeta. A obra de notáveis como Lula Côrtes, Moacir Santos, Arnaud Rodrigues e Paulo Diniz é motivo de homenagens e de reverência de fãs nos quatro cantos do mundo com discos originais cotados a grandes cifras no mercado.

 

Moacir Santos nasceu em 8 de abril de 1926 em Flores, no sertão pernambucano. Sua música é reverenciada por nomes como os de Eumir Deodato, Sérgio Mendes e Carlos Lyra, figuras seminais para a Bossa Nova. A consagração de seu talento inegável veio com o disco "Coisas" em 1965. Nos anos seguintes pela lendária gravadora Blue Note, Moacir gravou nos Estados Unidos três espetaculares LPS: “The Maestro”, “Saudade” e “Carnival of the Spirits”.

 

Apesar de ser mais conhecido como humorista, a obra de Arnaud Rodrigues também vai além da dupla com Chico Anysio em Baiano e os Novos Caetanos. A carreira fonográfica de Arnaud começa em 1970 quando ele lança logo dois discos: "Sound & Pyla" e "Tilim". Lançado em 1976, colhendo os frutos da enorme projeção de seus trabalhos na TV, o álbum "O Som do Paulinho" foi recentemente relançado em vinil pela Far Out Records no exterior para a alegria de fãs e colecionadores.

 

Outro importante nome nesta pesquisa de grandes compositores da música pernambucana é o cantor pesqueirense Paulo Diniz que encontrou sucesso nacional nas décadas de 1970 e 80. Lançado originalmente em 1970, seu disco de estreia “Quero Voltar Pra' Bahia” foi gravado pela Odeon e distribuído na Espanha pelo selo Belter e na Argentina 20 anos depois pela Parlophone. É neste disco que se encontram hits como "Piri Pri", "Um chope pra distrair" e "Ponha um arco-íris na sua moringa".

 

Compositor, cantor, instrumentista, artista visual e poeta, Lula Côrtes é reconhecido por seu pioneirismo em combinar a música popular nordestina com a psicodelia e o rock progressivo. Estreou oficialmente na música em 1973, com “Satwa” já apontando o que aperfeiçoa anos mais tarde no álbum “Paêbirú” (1975). Estes trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais procurados por décadas na categoria World Music quando foram relançados em 2008 nos Estados Unidos pela gravadora independente Time-Lag Records.

 

Audio Mundi - O lançamento dos episódios do projeto PERFIL SONORO antecipa a volta do programa Audio Mundi na programação da Rádio Frei Caneca. A nova temporada do programa produzido por Willana Almeida agora será transmitido nas sextas-feiras às 18h pela 101.5 FM. No episódio de estreia no dia 11 de março, o Audio Mundi destaca a voz e o talento da cantora Sueli Costa, uma das pioneiras na composição feminina no Brasil.

 

O Audio Mundi é um programa de rádio que existe desde 2018 e que teve suas duas primeiras temporadas transmitidas pela Frei Caneca FM num total de 53 episódios. Aprovado pelo edital de apoio à produção independente da emissora pública, o Audio Mundi apresenta desde canções de artistas da Ásia a músicas de artistas latino-americanos e brasileiros. Willana Almeida é a locutora e pesquisadora que traz em cada edição uma pluralidade de vozes, timbres e uma musicalidade que é pouco ouvida e reconhecida no dial local.

 

PERFIL SONORO

Episódios 1 a 4 sobre Moacir Santos, Paulo Diniz, Arnaud Rodrigues e Lula Côrtes

Apresentação: Willana Almeida

Incentivo: Edital LAB PE, Secult, Fundarpe e Governo de Pernambuco

Onde ouvir: Deezer, Amazon Music e mixcloud.com/audiomundi

 

AUDIO MUNDI

Nova temporada

Toda sexta-feira às 18h

Rádio Frei Caneca FM - 101.5

www.freicanecafm.org

Instagram: @audio_mundi

 

 

 





Willana Almeida possui graduação em Administração pela UFPE e Ciências Sociais pela UFRPE, mas uma de suas paixões desde cedo foi a de absorver informações sobre música e cinema. Já participou de diversas palestras, cursos e oficinas e apresenta o programa Audio Mundi desde 2018, mantendo ainda em paralelo o blog Ouvido Obsoleto onde escreve sobre suas impressões sobre filmes, discos e livros.