Escritor capixaba lança livro com temática queer

 por Divulgação/ Lívia Corbellari

 



Em "Receita de Família”, Hugo Estanislau aborda questões de gênero e sexualidade com ironia e acidez

 

O quarto livro do escritor Hugo Estanislau, “Receita de Família", lançado pela editora paulista Urutau, traz, em seus 29 contos, histórias que caminham entre o ordinário e o absurdo, sem perder o bom-humor e o sarcasmo. O livro será lançado no dia 10 de maio (terça-feira), às 20h, no espaço cultural Thelema, no Centro de Vitória.

 

Entre os ingredientes de “Receita de Família" estão temas como a homofobia, machismo, racismo que denunciam a realidade dura de alguns personagens. Mas há também, contos sobre o fazer literário, infância e questões de gênero e sexualidade lgbtqia+. A geografia de uma Cariacica e uma Vitória caótica costuram todos os contos, que aparentam ser ambientados em um futuro próximo distópico.  

 

O livro é dividido em quatro partes como um jantar completo a ser saboreado: “Entrada”, “Bebida”, “Prato principal” e “Sobremesa”. O autor Hugo Estanislau explica que a divisão é uma forma de tornar a leitura mais dinâmica. “Eu quis fazer uma comparação do processo de ler um livro ao ato de comer, uma vez que o intuito é servir o leitor de uma refeição completa e gradativamente mais nutritiva – e, ao mesmo tempo, indigesta em cada etapa”, explica.

 

Para servir o leitor usou-se como tempero personagens marginalizados pela literatura, uma linguagem simples e coloquial e algumas situações inusitadas como objetos que ganham vida, o mistério do banheiro do Terminal de Campo Grande, e o esforço de um pai para manter seu filho como um homem de verdade, entre outras peculiaridades.

 

 

Serviço - Lançamento do livro “Receita de Família

Data: 10/05/2022

Hora: 20h

Local: Espaço Thelema. Rua Graciano Neves, 90. Centro - Vitória

Editora: Urutau

Páginas: 158

Valor: R$ 40,00

 





Hugo Estanislau
nasceu em Cariacica/ES. É empregado público e escritor. Publicou, pela Editora Pedregulho, o livro de contos "Boneca" (2016), o romance "O ato do tio" (2020), e o romance "Um futuro em Cenataum, a fuga" (2021). Seus contos também foram premiados na coletânea de contos do II Prêmio UFES de Literatura (2014). Mantém, com muito abuso, o site hugoestanislau.com.br, a conta no instagram @estanislau.hugo.