Lançamento da websérie Cada Museu

 

por Divulgação__




A websérie Cada Museu aborda, em cinco episódios, as experiências e práticas que alguns indivíduos desenvolvem na expressão de narrativas e afetos nos espaços residenciais, tendo como referências simbólicas os ambientes dos museus. Na websérie, os próprios moradores apresentam suas casas e falam sobre as relações estabelecidas entre memória, cultura material e patrimônio, experienciadas no seu cotidiano. Os episódios apresentam cinco residências, uma em cada episódio.

 

A criação da websérie parte da observação de que pessoas comuns podem se apropriar de uma estética e linguagem museais ao expor fotografias, pinturas e objetos diversos em suas casas. A articulação construída entre os espaços residenciais e os espaços expositivos (galerias e museus, por exemplo) é o que norteia a pesquisa da arquiteta e museóloga Lourdinha Campos, idealizadora do projeto, que pontua: “Fazendo-se uma alusão aos museus-casas, conformados pela tríade: espaço, coleção e patrono, percebe-se que nessas residências, as biografias e identidades narradas pertencem ao seu habitante-curador, responsável por criar suas próprias expografias”.

 

Nesse sentido, Lourdinha complementa ainda que “a pesquisa tem o foco nas práticas que atravessam a cultura material, a memória e a expressão de afetos nos espaços residenciais, onde comumente são construídos, reconstruídos e produzidos sentidos para a nossa existência”; temas que em geral são pautados pelos especialistas nas áreas de museus ou do patrimônio, mas que também encontram ressonância no cotidiano de diversas pessoas.

 

A estratégia definida foi a de selecionar cinco residências, com atenção à diretriz da inclusão do edital de premiação da Lei Aldir Blanc (LAB-PE), referente às políticas sociais de gênero e sua diversidade de raça/cor. As gravações dos episódios ocorreram no mês de fevereiro deste ano e irão contar a história e os processos narrados pelos cinco personagens da webserie, moradores das cidades do Recife e de Olinda. São eles: Márcia Marcondes (Sanitarista, professora, sommelière de cerveja e cervejeira caseira), Pepe Jordão (Gestor cultural e DJ), Clécio Ernande (Professor e arte educador), Alexandra Cavalcanti (Historiadora, gestora cultural e produtora executiva) e Brenda Bazante (Cabelereira, artista visual, pesquisadora e produtora cultural).

 

A realização da websérie é da Theia Produtores Associados, com direção de Guilherme Patriota, Laura Sousa e Lourdinha Campos, e foi incentivada pela Lei Aldir Blanc, sendo premiada na linguagem de Patrimônio (Região Metropolitana) do Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE 2021 - 2ª Edição, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT/PE.

 

SERVIÇO

Lançamento da websérie “Cada Museu

Quando: de 13 a 17 de abril de 2022 (quarta-feira a domingo), sempre às 19h.

Transmissão pelo canal do projeto CADA MUSEU no Youtube: clica aqui para assistir











Lourdinha Campos
- Especialista em Museus, identidades e comunidades pela Fundação Joaquim Nabuco (2020), Bacharel em Museologia através da Universidade Federal de Pernambuco (2021) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).