Chamada de Originais para Escritoras Estreantes

 

por Divulgação__



Poesia: editora Claraboia abre chamada de originais para escritoras estreantes

Em julho, a editora Claraboia, focada em mulheres escritoras, abre chamada para recebimentos de originais de poesia, de autoria de escritoras brasileiras nunca publicadas anteriormente. O original deverá ser um livro de poesia inédito. O prazo para envio ocorrerá entre 1 e 31 de julho. O livro selecionado será publicado sem custo para as selecionadas.

 

A análise será feita até dezembro deste ano e o título escolhido será publicado em 2023. A curadora e editora Tainã Bispo será responsável pela avaliação dos originais. Jornalista formada pela PUC-SP, Tainã Bispo atua há quase quinze anos no mercado editorial. A chamada conta, também, com a participação de Lubi Prates, escritora e editora, na seleção e curadoria.

 

Fundada de forma independente em 2019, a Claraboia é uma editora de livros e de conteúdos que dialogam com o nosso tempo. “Para nós, a Claraboia é como as janelas que se abrem para enxergar céus de cores diversas e subjetividades múltiplas. Um espaço onde exercitamos a imaginação por meio da ficção e da não ficção para construir pontes e criar outras possibilidades de presente e de futuro, de vidas mais dignas e potentes para todes”, aponta Tainã, frisando que se trata de uma editora atravessada pelos feminismos.

 

Acompanhe o site e as redes sociais da Claraboia (Instagram e Facebook) para acompanhar a abertura da chamada no dia 1º de julho, com a publicação do formulário de inscrição.

 

Conheça as curadoras

 


Tainã Bispo - Jornalista formada pela PUC-SP, Tainã Bispo é apaixonada por livros desde pequena. Depois de trabalhar na redação do jornal Valor Econômico, migrou para o mercado editorial, onde atua há quase quinze anos. Neste percurso, foi editora da obra de George R. R. Martin; quatro livros editados por ela ganharam o prêmio Jabuti; e um título recebeu o prêmio Mário de Andrade (Biblioteca Nacional). Em 2019, criou a Claraboia, editora de livros de escritoras mulheres.

 

 




Lubi Prates é poeta, tradutora, editora e curadora de literatura. Tem quatro livros publicados (coração na boca, 2012; triz, 2016; um corpo negro, 2018; até aqui, 2021). “um corpo negro” foi contemplado pelo PROAC com bolsa de criação e publicação de poesia e, além de ter sido finalista do 4º Prêmio Rio de Literatura e do 61º Prêmio Jabuti, também foi traduzido e publicado na Argentina, Colômbia, Croácia, Estados Unidos e França; com publicação na Espanha, Itália e Suíça, no prelo. É sócia-fundadora e editora da nosotros, editorial e da nossa editora. Traduziu Poesia Completa, da Maya Angelou, e Zami: uma biomitografia, da Audre Lorde. Dedica-se à ações que combatem a invisibilidade de mulheres e negros. Atualmente, é doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano, na Universidade de São Paulo.