Da psicanálise à poesia: um caminho pela sublimação | Oficina

 por Divulgação__



A gramática do sonho: oficina com escritora Isabela Sancho relaciona psicanálise e escrita poética

 

 

Promovida pelo portal Fazia Poesia, oficina “Da psicanálise à poesia: um caminho pela sublimação" está com inscrições abertas; conteúdo programático passa por Sigmund Freud, Sándor Ferenczi, Melanie Klein, Paul Celan, Ingeborg Bachmann e Anne Sexton.

 

 

Em junho, o portal Fazia Poesia promove, em seu programa de oficinas online, o terceiro evento do ano, com foco em psicanálise e escrita poética. Com o tema “Da psicanálise à poesia: um caminho pela sublimação", a escritora e psicanalista paulista Isabela Sancho, propõe relacionar os conceitos entre os dois campos, tendo como ponto de partida a criação em poesia enquanto sublimação — isto é, um dos possíveis destinos da pulsão, como proposto por Sigmund Freud. A oficina acontecerá em quatro encontros de 1h30, nos dias 23, 24 e 30 junho e 1º de julho, de maneira síncrona (ao vivo), pelo Zoom. As inscrições estão disponíveis por meio da plataforma Sympla.

 

 

Com cursos de Livre Preparação do Escritor em Poesia e Prosa, pela Casa das Rosas, e a formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, onde é co-editora da publicação Rumos, Isabela Sancho tem escritos publicados em jornais, revistas e portais no Brasil, Itália, Portugal, Galiza e Estados Unidos. Ao longo dos encontros da oficina, a ministrante apresentará alguns conceitos propostos por três psicanalistas, que ajudarão a ler e discutir os escritos de diferentes poetas — essas serão as referências para que, a cada vez, seja proposto um novo exercício. A maioria das atividades práticas propostas serão feitas durante os encontros.

 

 

No primeiro encontro, o conteúdo parte da psicanálise de Sigmund Freud, passando pelos poemas de Ingeborg Bachmann. A ministrante finalizará o evento com uma proposta de criação a partir da gramática do sonho. No segundo dia, sobre a psicanálise de Sándor Ferenczi e os poemas de Paul Celan, será proposta uma criação a partir da diferença de línguas.

 

 

A partir da psicanálise de Melanie Klein aos poemas de Anne Sexton, a ministrante conclui o eixo do conteúdo no terceiro dia de oficina, com uma proposta de criação a partir de sentimentos arcaicos. Com a intenção de finalizar essa série de encontros online, a proposta do último dia de imersão é voltada para o compartilhamento de produções para, a partir do que for trazido pelos participantes, amarrar processo criativo, edição e tema da oficina. O resultado dos exercícios será publicado no portal Fazia Poesia, em um artigo de exposição sobre a oficina.

 

 

O evento conta como limite de 25 vagas e é destinado para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o repertório criativo. “Acreditamos que nossas oficinas são uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas”, destaca Alex Zani, editor-chefe da Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea que completou 6 anos em 2022, reunindo conteúdo e poetas para milhares de leitores. “Neste ano planejamos também a publicação de uma antologia impressa. Estamos avaliando a possibilidade de realizar oficinas presenciais nas principais capitais brasileiras”, revela.

 

 

O programa de oficinas do portal Fazia Poesia nasceu com o objetivo de incentivar a criação e a produção poética de maneira colaborativa, especialmente, através das diversas possibilidades e tensionamentos que a poesia atinge. Em 2022, será realizada uma oficina a cada bimestre. As próximas oficinas do programa, previstas para o segundo semestre, irão abordar haikai com foco em escrita contemporânea, e a relação de dramaterapia com poesia.

 

 

Sobre a ministrante



Isabela Sancho é escritora e psicanalista. Integra a equipe de poetas da Fazia Poesia desde 2019, após obter o primeiro lugar em concurso de vídeo, além de oferecer oficinas de escrita pelo portal a partir de 2021: “Imagem, palavra e poesia: a interface entre linguagens” e “Palavra e desenho: um vínculo poético”. Em 2022, passa a contribuir com a coluna fixa “Atenções flutuantes: entre a poesia e a psicanálise”.

Completa os Cursos de Livre Preparação do Escritor em Poesia e Prosa pela Casa das Rosas, e a Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, onde é co-editora da publicação Rumos. Tem escritos publicados em jornais, revistas e portais no Brasil, Itália, Portugal, Galiza e Estados Unidos. É autora e ilustradora das obras “As flores se recusam”, “A depressão tem sete andares e um elevador”, “Quem fala em seu nome”, “Monstera”, “Olho d’água, espelho d’alma” e “A invenção das Isabélulas”.

 

 

AGENDA

 

 

Oficina “Da psicanálise à poesia: um caminho pela sublimação", com Isabela Sancho, do programa de oficinas do portal Fazia Poesia

 

Quando: 23, 24 e 30 junho e 1º de julho

 

Inscrições: pagas, via Sympla

 

Mais informações: https://bit.ly/38IWUhu  e faziapoesia.com.br