Construção | Sandra Modesto

 por Sandra Modesto__

 

Photo by Annie Spratt on Unsplash

De tarde o barulho se aquieta. Depois das cinco e meia, que é quando a empreitada entoa a canção da despedida.


Amanhã começa tudo de novo, mas pode ser com outros acordes. Porque o som da britadeira, dos operários passando a pá de cal com força pelo patamar. Raspando as mãos como se fossem quadros de arte, respingando tintas pela janela do meu quarto, zonzo e inocente. Eu sentei mirando naquele espetáculo bêbado os cacos de telha voando na minha cama.   


Quisera eu soubesse quanto tempo duraria a eternidade.


Nessa garupa desse veículo chamado vida.


Antes dessa história, antes desses dias. Mas deixa eu contar o início...


Moramos numa casa há treze anos. Uma pré-adolescência afinal, envolta em planos de marcar as linhas do coração. Como se a morada fosse o corpo da gente. Que fala, ouve, canta, lê e silencia.


Barulheira agitando meu cérebro, escuridão em três quartos e banheiros. Luzes acesas porque o sol fugiu, esmagando o brilho devorado em quase duas estações.


A gente teve uma conversa e a possibilidade de procurar outro canto pra viver entrou no jogo. Mas ainda tinha sol no quintal imenso, o Chico Buarque Modesto brilhava e se encantava. No jardim, também.


Foi quando afinamos a voz em um último som decisivo: “Vamos ficar por enquanto”.


A paixão pela casa. Como se fosse única.


E isso me possibilitou a ideia de conversar com os pedreiros. São eles que constroem tijolo por tijolo num desenho mágico.




Sandra Modesto
é graduada em Letras e pós-graduada em Educação. Tem 61 anos.   Mineira de Ituiutaba. Autora dos livros: Era Sábado, crônicas, Kotter editorial, 2022. | Tudo em mim é prosa e rima - editora Autografia, 2019. | Acenda a luz, prosa poética, editora Kazuá, 2015. | Textos em sete antologias. | Autora com textos publicados na edição impressa da revista Philos: concurso CEAT Flist- Releitura da obra de Chico Buarque. Em 2019 | Cronista no site- Crônica do Dia. | Textos publicados em diversas revistas e sites digitais. Professora de português aposentada. Ocupa o tempo com leituras. Gosta de ouvir histórias. Acredita na leitura de mundo.