Órgão Identidade | P.R. Schneider

por P.R.SCHNEIDER___


JR Korpa

Pontuo firmemente a ideia de acreditar em si mesmo e ter a audácia de levar a crença ao fim de tudo: à morte ou à consciência; contudo não me defendo diante da sensação estranha de acreditar, apenas crer, sem questionar. Nada além da ignorância de crer. Não exigindo nada do nada; nem de Deus, nem do universo, nem das cores, nem do mundo, nem do caos — conhecendo sem ver, tocando sem realmente tatear, sentindo. Permitindo-me cair inteiramente na vida, sem redes que me amparem ou nuvens que me sustentem.

 

Posso colecionar uma imensidão de coisas ditas em segredo-alma, mas não posso falar dignamente do que está nítido, óbvio, e quase que completamente, revelado. Quase. Uma fragmentação estreita entre desacreditar e permitir revelar-se; existe diferença entre as duas coisas? O ser nunca habita e… Mudamos sempre de lugar; na procura instintiva por qualquer coisa que possamos dar nome. Rastro sem poeira. Mistificando o que é inteiro e simples: a luz de um poste, por exemplo, bate na água empoçada, é refletida nos azulejos e ainda assim é luz. Fragmentada e diluída em infinitas possibilidades de reflexos-inteiros. Sem perder sua essência e também função.

 

Retornando do trabalho, na madrugada, taciturna, repleta de nadas, eu tento observar qualquer coisa que me faça manter os olhos abertos — não posso errar o caminho de casa. As ruas são perigosas para andar sem direção, apesar de eu mesmo andar distraído. Andar distraído não quer dizer que estou sem rumo, só observo o que é visceral e, ao mesmo tempo, surreal. Eis então a luz do poste sobre mim, reinando minha existência sem misericórdia. Exatamente real, iluminando a rua, recebendo em si a energia que vem dos fios — como veias vivas — garantido um rumo aos passantes. O poste, eu, a rua e as moscas. Não me referi antes às tais moscas, mas elas estão lá, fascinadas, disputando a luz comigo, quando chove todas surgem. Sempre me questionei como elas surgem, se do nada ou do tudo que de tão imenso é incompreensível e sem fronteiras visíveis. Será que elas também se perguntam sobre a luz do poste e suas infindáveis formas de iluminar?

 

Ponho a luz do poste em discussão, não por um fator divino, mas pela crueza real disso. É uma luz projetada sobre o chão que faz tudo tomar forma e ainda assim não revela-se em sua totalidade: não há um fator que provoque a luz. Deve haver mas, isso é ciência, e não quero falar de ciência, quero a explicação sem lógica. Aquela explicação fanática. Quero falar do óbvio não explorado.

 

Ver e não ver, essa é a fronteira entre luz e escuro. É essa fronteira que o poste rompe. Eu sou tal fronteira. Sentindo mais a luz na busca por respostas, meu olhar fixo começa a se perder na claridade incidente. Alguma coisa corta o ar sem direção, voando sobre mim. Eram mais moscas? Não, eram pássaros. Na verdade, apenas um, sem qualquer predileção pelo próprio voo, o bicho ficou me olhando do alto dos fios veias. Ele dominava a dúvida, era poderoso dentro daqueles olhos distantes e redondos, desses olhos que guardam a noite, olhos-noite. Aquele pássaro sem espécie — eu não sou ornitólogo — fertilizando minhas dúvidas sobre ele, sobre a luz do poste, sobre o feixe de vida que escorria no asfalto, uma fenda entre a realidade e criação. Era eu criatura, ele Tudo e a luz tornou-se ponte e a cidade vazio. Respiro sozinho minha circunstância limitadamente humana de viver sempre em dúvida, sempre em busca, sempre em escuro, em hiato, em nada. Só queria saber um pouco, e desse pouco abreviar a distância entre ser e estar.

 




P. R. SCHNEIDER
Eu existo. Isso é o suficiente.