Doze edições da revista Laudelinas disponíveis para download

 por Taciana Oliveira__









Laudelinas é uma provocação, um desabafo, uma canção denúncia e de resistência. Nasceu como uma coletânea de depoimentos, artigos, poesias, contos, fotografias e performances que traduzem as constantes lutas das mulheres de diferentes etnias, trans e cis. 
A publicação presta uma homenagem a mineira Laudelina de Campos Melo, filha de escravos, criadora do primeiro sindicato das domésticas no Brasil, em 1936, que posteriormente seria fechado pelo governo de Getúlio Vargas. Incansável, participou da fundação de uma entidade com 30 mil filiados: A Frente Negra Brasileira. Sua atuação na valorização do emprego doméstico revela o pioneirismo de uma mulher negra, ativista pela igualdade racial e de gênero. Quem participa: Adriane Garcia, Lisa Alves, Iaranda Barbosa, Thara Wells, Cinthia Kriemler, Christiane Angelloti, Clarissa Macedo, Danieli Balbi, Deborah Dornellas, Divanize Carbonieri, Eliane Potiguara, Fernanda Nali, Fórum das Minas, Germana Accioly, entre outras.

Link para acessar e fazer o download das edições: clica aqui




Taciana Oliveira – Editora das revistas Laudelinas e Mirada e do Selo Editorial Mirada. Cineasta e comunicóloga.  Dirigiu o documentário Clarice Lispector - ADescoberta do Mundo (2022)