Ensaio do efêmero | Exposição fotográfica

por Divulgação__




                                                         


Tempo e memória na perspectiva da mulher acima de 60 anos 
é abordada em exposição fotográfica

Neste sábado (01.07), às 18h, o Café com Dengo recebe, com entrada franca, a exposição fotográfica “Ensaio do efêmero” que aborda tempo e memória na perspectiva da mulher acima de 60 anos. As fotografias são de Ana Yoneda, tendo Natali Assunção como modelo e, para embalar o encontro, Pedro Huff faz um som munido do seu violoncelo.


A partir de conversas com nove mulheres da terceira idade sobre tempo e memória na perspectiva da mulher acima de 60 anos, a artista e comunicadora Natali Assunção vem desenvolvendo o projeto documental “Contornos do tempo” que aborda o tema na fotografia, no cinema, no teatro e na escrita. O ensaio em questão é a primeira etapa do processo que engloba ainda três trabalhos em desenvolvimento: um documentário (em edição), um espetáculo e um livro.


O trabalho propõe abordagens específicas para o tema tendo como foco uma parcela da sociedade que normalmente é invisibilizada, mulheres da terceira idade. Nas fotografias a artista traz para o próprio corpo o resultado do encontro com essas mulheres que estão no filme falando em primeira pessoa. No espetáculo todas essas camadas se entrelaçam para, enfim, desaguar na escrita que aborda a construção das quatro obras. 


Este projeto, realizado de maneira independente, dá continuidade ao “Narrativas de uma memória em chamas” que, a partir do tema liberdade e aprisionamento no cotidiano das mulheres, realizou o longa "Narrativas" que participou de festivais como o Festival de Cinema de Soledade, no qual levou o prêmio de melhor longa e direção; O ensaio fotográfico "Espelhos" que realizou exposição em Olinda e no Recife; O livro "Narrativas de uma memória em chamas" (selo editorial Mirada) e o monólogo "Ainda escrevo para elas", idealizado e interpretado por Natali Assunção, sob a direção de Analice Croccia e Hilda Torres, que passou por festivais como o Janeiro de Grandes espetáculos com indicação de melhor atriz para Natali Assunção, Palco giratório, Aldeia do velho Chico, entre outros.

 

Serviço:

Exposição fotográfica- Ensaio do efêmero
Dia 01.07, das 18h às 21h
No @cafecomdengo - Rua Desembargador Martins Pereira, 45, Rosarinho
Fotos: Ana Yoneda
Realizadora e modelo: Natali Assunção
Apresentação musical: Pedro Huff
Realização: @memoriaemchamas

Para apoiar, chave pix: memoriaemchamas@gmail.com