Os benefícios da leitura na infância, artigo de Sara Klust

 por Sara Klust__


Foto de Andrew Ebrahim na Unsplash


No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, um lembrete para os adultos: estimule a criança à leitura, pois essa prática é uma das maiores fontes de aquisição de conhecimento que existem, sobretudo na infância.

Como dizia a escritora sueca Astrid Lindgren, famosa autora de livros infantis: “Uma infância sem livros não seria infância. Seria como ser trancada fora do lugar encantado onde você pode ir e encontrar o tipo mais raro de alegria.” Dessa forma, podemos considerar as histórias como portais que possibilitam o acesso a outras culturas, a pensamentos diversos, assim como à percepção do mundo em que vivemos.

Ao ler uma narrativa, a criança converte palavras em imagens, possibilitando o desenvolvimento da imaginação e de novas ideias. O mesmo efeito ocorre quando se lê uma história para alguém. A criatividade desenvolvida na infância, através da leitura, acompanha a criança durante todo o seu desenvolvimento até a fase adulta. Os livros são o meio mais importante para estimular uma ampla variedade de processos de aprendizagem, inclusive o da aquisição da linguagem.

No entanto, para que o hábito de leitura se torne ainda mais prazeroso, e para não haja o comprometimento da assimilação do conteúdo devido à  distração causada, por exemplo, por mídias e redes sociais, é necessário que seja criado um ambiente favorável, onde as crianças possam se concentrar ao ler. Ao treinar a concentração, elas desenvolvem uma ferramenta valiosa, trazendo inclusive vantagens ao desempenho escolar. Mas os benefícios da leitura não param por aí, ela também promove a criatividade, melhora o vínculo entre pais, filhos e responsáveis, gera efeitos positivos no comportamento social e possibilita o aumento das conexões neurais, como comprovam inúmeras pesquisas. A leitura atua como um redutor de estresse, mesmo na idade adulta, pois essa prática propicia um bom equilíbrio frente às tensões da vida cotidiana. 

Há muitas razões para se incentivar a prática da leitura, embora o preço dos livros seja ainda um dos grandes obstáculos que desmotivam até mesmo os leitores mais dedicados. Contudo, a fim de que o custo do produto não seja um fator que distancie as crianças do universo das histórias, deve-se enfatizar a existência de bibliotecas públicas, sebos (lojas de livros usados, inclusive virtuais) ou mesmo grupos de redes sociais voltados tanto à venda quanto à troca de exemplares.  

Todos devem ser estimulados a ler o mais cedo possível, para chegarem à fase adulta como entusiasmados leitores.





Sara Klust - Graduada em Comunicação Social, trabalhou nas rádios Cidade e Manchete FM, na assessoria de imprensa do DETRAN e no Jornal do Commercio, antes de se mudar, em 1994, para a Europa. Em 2020 publicou Um novo começo em Hamburgo, e, em 2022, A mãe brasileira, disponíveis apenas na Alemanha e Áustria. É uma das organizadoras da antologia de contos Tinha que ser mulher, cujas vendas são revertidas à Associação Fala Mulher. Mora com o filho e o marido na região do Vale do Ruhr, no oeste do país.