Poemas de Partida e de Chegada, de Diego Gregório

 



Diego Gregório lança livro de poesia na Flip 2025

O poeta e jornalista cearense Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Não Desamam), na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2025), no dia 2 de agosto, às 15h, com sessão de autógrafos no estande da com.tato, na Casa Escreva, Garota. A obra contemplada pelo 13º Edital Ceará das Artes, da Secretaria de Cultura do Ceará, reúne 66 poemas que transformam a dor em linguagem, abordando temas como amor, separação e reconstrução.

Com capa de Azuhli, ilustrações de Humus, projeto gráfico de Samuel Tomé e prefácio assinado por Francisco Custódio, do podcast Histórias Diversas, o livro é uma criação coletiva de artistas LGBTs cearenses. A escrita de Gregório propõe uma desaceleração diante do ritmo frenético da vida contemporânea. “Escrever poesia, hoje, é um gesto dissidente. Levei dois anos para escrever esse livro, num mundo que vive de segundos”, afirma o autor.

Marcado por uma linguagem que flerta com o cinematográfico, Poemas de Partida e de Chegada constrói uma geografia emocional e íntima. “Chamo meus poemas de ‘os cães’ porque, ao contrário de nós, os cães não desamam”, explica Gregório, que encara a escrita como território de cura. Ele afirma não escrever confissões, mas sensações: “É como um soldado que volta da guerra e só conta o que sentiu.”

Influenciado por Hilda Hilst, Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath, Diego Gregório entrelaça corpo e pensamento, sertão e cidade. Em sua trajetória literária, já publicou Coisas Que Você Mesmo Poderia Ter Dito e participou das coletâneas Fissura e Toda Forma de Amar. Reconhecido também como um dos principais assessores de imprensa do Ceará em 2024, Gregório defende a descentralização da produção poética dos grandes centros e o direito de narrar a partir das margens.



Sobre o autor

O cearense Diego Gregório é jornalista, assessor de imprensa e escritor. Foi escolhido em 2024 como um dos 10 principais assessores de imprensa do estado do Ceará, segundo o mercado. Como autor, escreveu Coisas Que Você Mesmo Poderia Ter Dito e nas coletâneas “Fissura” “Toda Forma de Amar” e “Poemas de Partida e de Chegada”.

AGENDA

Lançamento do livro “Poemas de partida e de chegada ou Os cães não desamam”, de Diego Gregório

Onde: estande da com.tato, na Casa Escreva, Garota” — Travessa Gravatá, 56c/d — Paraty/RJ

Quando: sábado, 2 de agosto de 2025

Horário: 15h