Bruna Ramos da Fonte lança Manual da Mulher Moderna em São Paulo


Bruna Ramos da Fonte lança Manual da Mulher Moderna em São Paulo

Reflexão crítica, enfrentamento de tabus e ferramentas práticas para o autoconhecimento. Esses são alguns dos eixos de “Manual da Mulher Moderna” (Editora Vida & Consciência), novo livro da jornalista, psicanalista e sexóloga Bruna Ramos da Fonte, que será lançado no dia 30 de agosto, das 16h às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230, Bela Vista). A obra reflete sobre questões que atravessam a vida das mulheres contemporâneas (relacionamentos, maternidade, sexualidade, abusos e sororidade) sempre com uma linguagem acessível e direta. Segundo a autora, o livro nasceu do desejo de oferecer reflexões que ela mesma gostaria de ter lido na juventude. “Este é o livro que eu gostaria que a Bruna tivesse lido aos quinze ou vinte anos”, afirma.


Dividido em três eixos, o manual combina análises socioculturais sobre papéis impostos às mulheres, relatos autobiográficos que revelam o cotidiano do machismo e exercícios de escrita terapêutica. O diferencial, destaca Bruna, está justamente nessa metodologia: “Os exercícios transformam a leitora em protagonista ativa do processo de autoconhecimento, permitindo que aplique os conceitos à sua realidade”. A ideia começou a ser gestada durante a pandemia, quando a autora criou o Blog da Mulher Moderna para suprir a ausência de palestras presenciais. O espaço virtual, que reunia reflexões sobre temas como carreira, casamento, violência obstétrica e assédio moral, serviu de base para a construção do livro, amadurecido entre 2021 e 2024.


Com uma escrita que traduz vivências pessoais, teoria psicanalítica e dados científicos, Bruna procura romper preconceitos. “Para escrever este livro, precisei matar muitos fantasmas”, diz, citando Virginia Woolf. Já o jornalista André Barcinski definiu a obra como uma abordagem “caleidoscópica”, que convida a leitora a se engajar ativamente em um processo de desconstrução. Além de seu trabalho como escritora, Bruna Ramos da Fonte (São Bernardo do Campo, 1991) é biógrafa, pesquisadora, professora universitária e palestrante. Tem formação em Direito Internacional e Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, sendo pós-graduada em Sexologia pela Faculdade de Medicina do ABC, onde atua como colaboradora do Ambulatório de Urologia e Saúde Sexual. É também membra da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP (2025–2027) e conselheira do Instituto Socinpro Viver da Arte (2024–2028).


Autora dos títulos “Escrita terapêutica: um caminho para a cura interior” (Letramento, 2021) e organizadora do planner de autoconhecimento “Sentir um pensamento: frases e reflexões para as 52 semanas do ano” (Rocco, 2023), para o qual elaborou reflexões e exercícios de escrita utilizando a obra de Clarice Lispector como ponto de partida, Bruna pesquisa há mais de uma década o papel transformador da escrita. No novo livro propõe um convite: que cada mulher se reconheça como coautora de sua própria trajetória.


Agenda

Lançamento do livro “Manual da Mulher Moderna” (Vida & Consciência), de Bruna Ramos da Fonte

Quando: 30 de agosto

Horário: das 16h às 19h

Onde: Livraria da Vila do Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230, Bela Vista), em São Paulo (capital)

Gratuito