![]() |
Fotografia; Hans von Montteufel |
Maracatu Estrela de Ouro de Aliança retorna a Pernambuco com o projeto Caminhos do Brasil Rural
Após percorrer cidades do Norte e Nordeste, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, retorna ao estado nesta sexta-feira (29) com uma série de atividades do projeto Caminhos do Brasil Rural. A iniciativa, contemplada pelo programa Transpetro em Movimento por meio da Lei Rouanet, promove oficinas, apresentações e intercâmbios culturais em comunidades quilombolas, rurais, ribeirinhas e urbanas.
A caravana já passou por Fortaleza, São Luís, Ananindeua e Belém, e chega a Pernambuco para realizar, nesta sexta (29), uma Oficina de Maracatu Rural na sede do grupo, em Aliança, das 8h às 11h. No sábado (30), a programação segue com a Festa Caminhos do Brasil Rural reunindo o Cavalo Marinho Mestre Batista e a Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi. Em setembro, o projeto se expande para o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, com oficinas em escolas públicas, apresentações do Maracatu Estrela de Ouro e do Mamulengo do Mestre Bibiu, de Carpina. Depois, segue para Alagoas, com atividades em Pilar, em parceria com o Guerreiro Treme Terra do Mestre Edvar Vicente, e encerra sua rota no Quilombo da Mussuca, em Sergipe, em um intercâmbio com o São Gonçalo da Mussuca e o Samba de Pareia.
Criado pelo produtor cultural Afonso Oliveira, o projeto é inspirado nas canções de Milton Nascimento e nas tradições do Sítio Chã de Camará, em Aliança. Para ele, a proposta reforça a importância de encontros entre culturas populares. “O Brasil precisa de projetos que aproximem os povos originários e quilombolas, para celebrar, comer juntos e tocar juntos. As culturas populares fundam-se nestes rituais”, afirma. O mestre José Lourenço, à frente do Estrela de Ouro, destaca a relevância da ação: “O projeto tem grande importância porque no próximo ano o grupo completa 60 anos. Estamos levando mestres e jovens para manter viva nossa cultura e realizar trocas de saberes com outros brinquedos brasileiros”.
Além dos espetáculos, o projeto realiza oficinas de Maracatu Rural, conduzidas pelo mestre Luís Caboclo, do Maracatu Alexandre Camará, voltadas para jovens da rede pública. As atividades resgatam a tradição oral, apresentam a história da manifestação, trajes e passos básicos da dança, e culminam em apresentações coletivas.
Fundado em 1966, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança é referência da cultura popular pernambucana. O grupo coordena o Movimento Canavial, organiza o Festival Canavial há 18 anos, é Ponto de Cultura desde 2004 e já recebeu a Ordem do Mérito Cultural e prêmios nacionais. O Programa Transpetro em Movimento, que viabiliza o projeto, alcança quase 300 mil pessoas em 55 municípios do país, priorizando comunidades tradicionais, periferias urbanas, crianças e adolescentes, e reforçando a diversidade cultural brasileira.
Maracatu Estrela de Ouro por Hans von Montteufel
PROGRAMAÇÃO:
ALIANÇA/PE
Sexta-feira | 29/08/2025
Local: Ponto de Cultura Estrela de Ouro – Comunidade Chã de Camará - Aliança
08:00h às 11:00h - Oficina de Maracatu Rural
Sábado | 30/08/2025 | Festa Caminhos do Brasil Rural
21:00h – Cavalo Marinho Mestre Batista
22:00h – Mestre Bi e a Ciranda Bela Rosa
00:00h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE
Quinta-feira | 04/09/2025
Local: Escola Municipal Prefeito Vicente Mendes
Comunidade Engenho Tiriri – Cabo de Santo Agostinho
09:00h às 12:00h - Oficina de Maracatu Rural
14:00h – Mamulengo do Mestre Bibiu
15:00h – Apresentação do Maracatu Estrela de Ouro
IPOJUCA/PE
Sexta-feira | 05/09/2025
Local: Quilombo Ilha de Mercês - Ipojuca
Escola Nossa Senhora das Mercês
09:00h às 12:00h - Oficina de Maracatu Rural
Sábado | 06/09/2025 – Festa Caminhos do Brasil Rural
14:00h – Mamulengo do Mestre Bibiu de Carpina
15:00h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Redes Sociais