Maurício Mendes lança romance de estreia na Festa Literária de Limoeiro do Norte
O médico e escritor cearense Maurício Mendes estreia na literatura com o romance O homem não foi feito para ser feliz (Mondru, 184 págs.), que será lançado no próximo dia 23 de agosto, durante a Festa Literária de Limoeiro do Norte. O evento acontece das 17h30 às 18h30, no palco principal.
A obra, já anunciada na Flip 2025, acompanha a trajetória de Germano, um médico pardo que, em primeira pessoa, expõe as contradições de sua ascensão social em meio a frustrações afetivas, cinismo e o impacto de uma sociedade marcada pelo racismo, misoginia e hipocrisia.
Com estrutura fragmentada e narrativa não linear, o livro entrelaça flashbacks, fluxo de consciência e passagens oníricas. “Optei por um narrador-personagem falho e contraditório, que se expressa por meio de diálogos, metáforas e elisões”, explica Mendes, que define o estilo da obra como “contemporâneo, irônico, reflexivo, ácido e, paradoxalmente, sensível”.
Além de explorar temas como solidão, masculinidade, mercantilização da saúde e crítica social, o romance também se apresenta como uma história de amor, sem se reduzir a esse aspecto. O texto conta ainda com prefácio de Santiago Nazarian e blurbs assinados por Evelyn Blaut e Natércia Pontes.
Nazarian destaca a força da obra: “Através de um personagem falho e misógino, Maurício Mendes reflete muito sobre a relação homem-mulher e as utopias dos relacionamentos. Pautas como emancipação feminina e racismo são tratadas de maneira original e mordaz, com excelente apoio da tradição literária.”
![]() |
Maurício Mendes |
A obra já está disponível em mondru.com e integra os clubes de leitura Leituras Paralelas e Clube de Leitura do BNB, ambos em Fortaleza, a partir de 2026.
Serviço
Lançamento do livro O homem não foi feito para ser feliz
Festa Literária de Limoeiro do Norte — Palco principal
23 de agosto de 2025 (sábado)
17h30 às 18h30
Redes Sociais