Guerra Civil: uma realidade não tão distante

 por João Oliveira Melo | 


Cartaz do lançamento em salas de cinema

Guerra Civil: uma realidade não tão distante

Guerra Civil (2024) é uma produção Anglo-Americana, dirigida e roteirizada pelo inglês Alex Garland, O longa se passa em um mundo paralelo onde o presidente controla ditatorialmente os Estados Unidos, resultando em uma guerra civil onde o Texas, a Flórida e a Califórnia se rebelam e formam Estados próprios. O enredo é destacado pela peregrinação de um grupo de jornalistas que seguem de Nova York até  Washington para entrevistar o presidente, antes que ele seja morto ao final do conflito. 


No centro da trama estão quatro olhares sobre o jornalismo em tempos de crise: Sammy (Stephen McKinley Henderson), um veterano do New York Times que carrega décadas de experiência; Lee (Kirsten Dunst), uma renomada fotojornalista marcada por suas coberturas em zonas de conflito; Joel (Wagner Moura), um repórter inquieto e sagaz; e Jessie (Cailee Spaeny), uma fotógrafa iniciante que enxerga em Lee não apenas uma mentora, mas a grande inspiração para sua caminhada profissional.




O percurso até a Casa Branca é traiçoeiro, com confrontos armados colocando a vida dos personagens em risco e mostrando quão violento e irracional pode ser a humanidade. O filme traz uma ótima trilha sonora, excelente fotografia, várias cenas simbólicas e agonizantes. A obra ressalta a importância dos jornalistas em registrar guerras e a derrocada dos Estados Unidos sob a liderança de uma figura análoga ao fascismo, sendo bastante plausível do mesmo acontecer no cenário atual fora das telas. Guerra Civil é recomendado para um público que gosta de assistir filmes com cenas fortes, artísticas e reflexivas.


Onde assistir: Netflix





João Oliveira Melo é natural de Recife. É aluno do sétimo período do Curso de Ciências Sociais (UFRPE).