Gustavo Rossetti Viana lança Galeria Metrópole, romance sobre amor, solidão e a era dos aplicativos

 


O escritor e jornalista Gustavo Rossetti Viana, repórter freelancer e jurado do Prêmio Jabuti, lança em São Paulo seu segundo romance, Galeria Metrópole (Editora Patuá). A obra, marcada por humor ácido e irreverência, reflete sobre temas atuais como intolerância, solidão, machismo e a fragilidade dos laços afetivos em tempos de relacionamentos mediados por aplicativos. O lançamento acontece no dia 4 de outubro, na Livraria Patuscada, na Vila Madalena.

O livro acompanha Augusto Vidal, funcionário público em crise existencial que sonha com reconhecimento artístico e busca por um grande amor. Dividida em três tempos narrativos, a trama alterna entre relacionamentos líquidos e fugazes, memórias de um casamento fracassado e devaneios sobre um passado não vivido.

Em meio a uma rotina burocrática sem brilho, Augusto encontra nos aplicativos de paquera a promessa de encontros rápidos, mas esbarra em intolerância, incomunicação e desencontros. Até que, inesperadamente, cruza com Helena, fora do mundo digital, em um encontro improvável.

Praça da República, Copan, Galeria do Rock e outros ícones do centro paulistano servem de cenário para a peregrinação de Augusto, um anti-herói acuado entre sonhos frustrados, isolamento e tentativas desajeitadas de encontrar afeto. Personagens como o primo Jonatas, especialista em sedução, a confidente Carminha e o chefe Agenor ajudam a compor o retrato tragicômico do protagonista.

Depois do romance de estreia Canceriano Sem Lar (2022), Viana aprofunda sua escrita com um enredo que vai da comédia pastelão à reflexão existencial. Em Galeria Metrópole, o deboche e os diálogos espirituosos não mascaram os dilemas humanos diante de amores descartáveis, intolerância e solidão em uma sociedade cada vez mais defensiva.

Um dos diferenciais do livro é a playlist no Spotify, acessível via QR Code impresso na obra, com 55 músicas que atravessam a história de Augusto. A seleção vai de João Gilberto (obsessão do protagonista) a Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Raça Negra, Legião Urbana, Daniela Mercury, Raul Seixas e Menudos, compondo um mosaico sonoro que acompanha a narrativa.

 


Serviço:

 

Lançamento do livro Galeria Metrópole

Editora Patuá

Autor: Gustavo Rossetti Viana

Livraria Patuscada

Rua Luís Murat, 40 — Vila Madalena. São Paulo.

Dia 4 de outubro (sábado), das 17h às 22 horas

 


Nascido em São Paulo (SP) em 1978, Gustavo Rossetti Viana é escritor e jornalista. Atua como repórter freelancer para jornais, revistas e sites, como a Gazeta Mercantil, o Valor Econômico e a Folha de São Paulo. Trabalhou como redator do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da FecomercioSP. Como repórter, produz matérias sobre temas como meio ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo, turismo e literatura. Tem experiência como editor e coautor de biografias, livros-reportagem, relatórios de sustentabilidade e publicações institucionais. Autor dos livros Canceriano Sem Lar (2022) e Galeria Metrópole (2025), foi Jurado do Prêmio Jabuti (2023 e 2024), palestrante da Festa Literária Internacional da Mantiqueira — FLIMA (2025) e integrou a Sessão dos Autores Independentes na Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP (2025). Amante de literatura e cinema, fotógrafo amador e viajante contumaz, é canceriano com ascendente em capricórnio e ama a diversidade étnica, cultural e gastronômica de São Paulo, mas costuma fugir para a natureza — sobretudo para a Serra da Mantiqueira — quando o trabalho permite.