“Um sonho lúcido”: Laura Redfern Navarro lança obra que atravessa sonho, dissociação e linguagem
A poeta paulistana Laura Redfern Navarro apresenta ao público sua nova plaquete, Um sonho lúcido (Editora Orlando), uma imersão poética que flerta com os limites entre sonho, memória e dissociação. A obra, construída a partir de experiências pessoais e reflexões acadêmicas, propõe uma travessia por paisagens oníricas que se confundem com os próprios contornos da consciência.
Dividido em três blocos, o livro encena a travessia de uma consciência que lentamente se reconecta ao corpo, ao mesmo tempo, em que explora processos psicológicos limiares como delírio, despersonalização e paixão. Para a autora, a escrita surgiu da necessidade de elaborar um afastamento temporário de sua pesquisa de mestrado, dedicada à relação entre a poética de Alejandra Pizarnik e a estética digital contemporânea. “Foi uma forma de registrar e compreender os processos psíquicos e intelectuais que eu estava vivendo”, explica.
Os poemas foram escritos entre 2021 e 2025 e trazem um universo de influências que dialoga tanto com a tradição literária — Pizarnik, Orides Fontela e outras vozes femininas — quanto com referências extraliterárias, como o cinema de David Lynch, a pintura de Gustav Klimt e estéticas digitais como Liminal Spaces e Frutiger Aero. Símbolos recorrentes, como o oceano, o lilás e o amarelo, permeiam os textos e ajudam a criar uma atmosfera de estranheza e familiaridade.
Um sonho lúcido também levanta pautas urgentes ao tratar de dissociação e dissolução do eu, a obra dialoga com a luta antimanicomial e com o feminismo, especialmente no direito ao corpo e no enfrentamento da despersonalização. Diagnóstica com Transtorno de Personalidade Borderline, Laura aborda a criação literária como espaço de resistência e sobrevivência, em paralelo ao percurso de Pizarnik, cuja poesia também foi atravessada por vivências psíquicas dissidentes.
A plaquete está em pré-venda até 21 de setembro, com frete grátis no site da editora. Quem adquirir nesse período também garante vaga na oficina “Topografia do sonho: laboratório de palavras e espaços liminares”, conduzida pela autora. A atividade propõe exercícios práticos a partir de imagens e conceitos explorados na obra, ampliando a experiência da leitura para o campo coletivo da criação.
Compre a plaquete: clica aqui
Laura Redfern Navarro (2000) é uma poeta, jornalista de formação, pesquisadora e fotógrafa experimental nascida em São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, onde estuda as intersecções entre a linguagem poética e o fenômeno dos espaços liminares. Vencedora do ProAC/2022 na categoria poesia com o livro “O Corpo de Laura”, publicado pela Mocho Edições, possui seis livros publicados. Criadora da página @matryoshkabooks, dedicada à divulgação da poesia contemporânea, também mantém a newsletter Matryoshkaletter no Substack.
Redes Sociais