Micheliny Verunschk lança Depois do Trovão na Academia Mineira de Letras



A escritora pernambucana Micheliny Verunschk apresenta seu novo romance, Depois do Trovão (Companhia das Letras, 2025), no próximo dia 26 de setembro, às 19h, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. O lançamento terá mesa de conversa com os professores Camila Nicácio (UFMG), Marcelo Galuppo (PUC Minas/UFMG) e o presidente emérito da AML, Rogério Faria Tavares, além de sessão de autógrafos e venda de exemplares. A entrada é gratuita.

A obra revisita um dos episódios mais violentos do período colonial: a chamada Guerra dos Bárbaros, quando expedições financiadas pela Coroa portuguesa nos séculos XVII e XVIII promoveram o massacre de povos indígenas no Nordeste. Nesse contexto, a autora constrói a trajetória de Auati, filho de uma indígena e de um frei jesuíta. Forçado pelo pai a participar da destruição de seu povo, o jovem se reinventa como Joaquim Sertão, oscilando entre a condição de vítima e algoz. A narrativa levanta uma questão central: até que ponto a guerra embrutece e apaga a humanidade?



Verunschk entrelaça no romance o português castiço, o mirandês, o tupi-guarani, o nheengatu e línguas tapuias, criando uma escrita de rara riqueza. A autora dá continuidade ao percurso que a consolidou como uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Em diálogo com títulos como O som do rugido da onça (Prêmio Jabuti 2022, finalista do Oceanos) e Caminhando com os mortos (vencedor do Oceanos 2023), Depois do Trovão reafirma a força de uma prosa que une rigor histórico, invenção poética e densidade existencial.



Micheliny Verunschk nasceu em 1972, no Recife, em Pernambuco. Escritora e historiadora, é autora de livros de contos, poesias e romances, incluindo Nossa Teresa: Vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014), vencedor do prêmio São Paulo de Literatura, O som do rugido da onça (Companhia das Letras, 2021), que conquistou o Jabuti de melhor romance literário e o terceiro lugar do prêmio Oceanos, Caminhando com os mortos (Companhia das Letras, 2023), vencedor do prêmio Oceanos, e Depois do trovão (Companhia das Letras, 2025).

SOBRE OS CONVIDADOS

Camila Nicácio nasceu em Belo Horizonte (1977) e foi criada em Oliveira (MG). É professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Autora de livros e artigos jurídicos. Autora dos livros de poesia "Courts-métrages, poèmes visuels" (Éditions Thot, 2011), "Ensaios para quase" (Impressões de Minas, 2022) e do romance "É tudo inventado, mas não é mentira" (Quixote + DO, 2023).

Marcelo Galuppo nasceu em São Paulo (1968) e criou-se Curvelo. É graduado em Direito pela PUC Minas (1990) e doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (1998). Professor da PUC Minas e da UFMG, é professor visitante na University of Baltimore School of Law e vice-presidente da Internationale Vereinigung for Rechts- und Sozialphilosophie - IVR (Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social). Coordena o Grupo de Pesquisa em Direito e Literatura Sapientia da UFMG.

Rogério Faria Tavares é presidente-emérito da Academia Mineira de Letras, em que ocupa a cadeira 8 desde junho de 2016. Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, desde 2024.

O Lançamento de acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras — AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH — por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores. O evento tem apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, da Diretoria de Cidadania, Direitos Humanos da OAB-MG; da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Faculdade de Direito da UFMG e do Grupo de Pesquisa Sapientia.