No tempo de um cigarro: poesia, corpo e cotidiano em combustão

 


Editora Arpillera lança livro artesanal do escritor alagoano Erick Sampaio


O poeta alagoano Erick Sampaio estreia na literatura com o livro “No tempo de um cigarro, ou coisas demais para se perderem em minutos”, publicado pela Editora Arpillera. A obra reúne poemas curtos e sintéticos, que exploram a força da imagética e das abstrações livres para transformar pausas banais em instantes de reflexão íntima. “Entre a chama”, “A fumaça” e “As cinzas”, títulos das três partes que compõem o livro, o autor destaca experiências marcadas pelas transições de espaços, relacionamentos, bissexualidade, vivência racial e pelo corpo inserido na paisagem urbana. Com linguagem direta e, ao mesmo tempo, vulnerável, Erick abre brechas para que o cotidiano se revele em sua intensidade poética.


A edição artesanal traz uma capa ilustrada pelo próprio autor e marcada por um detalhe inusitado: um dos cantos é queimado manualmente com isqueiro, gesto que também se repete nas páginas iniciais de cada seção. Conforme tradição nas publicações da Editora Arpillera, cada exemplar é costurado à mão e numerado, reforçando seu caráter singular e colecionável. Na apresentação do livro, Erick escreve: "Tão cômodo quanto pensar no tanto de coisas que cabem no tempo de um cigarro, é reviver o que não cabe (...). Até bater a última cinza, cada trago é uma lembrança e cada lembrança uma poesia em potencial."


Erick Sampaio nasceu e vive em Maceió/AL. Poeta, ilustrador e patinador, navega pelas artes há 14 anos, adentrando mais profundamente na escrita em 2023, quando se tornou membro da equipe de poetas do portal Fazia Poesia. Nordestino orgulhoso e apaixonado por música, encontra na escrita o ponto de intersecção entre vivências e outras artes.



Compre o livro: clica aqui