Fala, Mulher! leva literatura e escrita de si a Itajubá e Andradas com Beatriz Aquino

 


Fala, Mulher!
leva literatura e escrita de si a Itajubá e Andradas com Beatriz Aquino

 

O poder da palavra como ferramenta de denúncia, resistência e cura estará no centro do projeto “Fala, Mulher! — Itinerância sobre narrativas femininas”, idealizado pela atriz, dramaturga e escritora Beatriz Aquino. A iniciativa chega ao sul de Minas com duas ações presenciais, nos municípios de Itajubá (17/10) e Andradas (28/11), oferecendo rodas de conversa e oficinas de escrita criativa voltadas para mulheres cis, trans e pessoas não-binárias a partir de 16 anos. Inspirada em seu romance Fundo (Laranja Original, 2023), obra em que mergulha na própria memória para transformar experiências traumáticas em linguagem de resistência, Beatriz propõe encontros de escuta e criação coletiva. O projeto busca estimular a escrita de si, fomentar redes de apoio e democratizar o acesso à literatura como prática política e sensível.

“O Fala, Mulher é um espaço itinerante que acolhe e estimula a expressão de nossas dores, nossas indignações, buscando transformá-las em ferramentas de sensibilização, denúncia e protagonismo. Quando escrevi Fundo e depois levei essa história ao palco, percebi a potência de ter voz. Onde minha palavra não basta, a arte e a escrita vêm e alcançam. Isso é muito poderoso”, afirma Beatriz Aquino. Além da obra literária, o projeto dialoga com o monólogo Recortes — A mulher e seu corpo público, também de autoria da artista, que discute violência de gênero e objetificação.

A programação conta com acessibilidade em LIBRAS e monitoria infantil gratuita, garantindo a participação de mães e cuidadoras. O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em parceria com o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura (MinC).


Serviço

Itajubá | 17/10 às 14h

Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa

Andradas | 28/11 às 14h

Biblioteca Pública Municipal Délia Maria Risso de Souza 

Classificação: 16+ | Público-prioritário: mulheres cis/trans e pessoas não-binárias; aberto à comunidade, com monitoria infantil 

Acessível em LIBRAS

Acessibilidade de conteúdo: material digital com texto alternativo e contrastes adequados


Beatriz Aquino






Ficha técnica:

  • Beatriz Aquino (artista)

  • Dani Vilas Boas (produção executiva)

  • Andressa Rodrigues (monitoria infantil)

  • Grazi Ferreira (fotografia)

  • Jéssica Balbino (assessoria de imprensa e comunicação)