Sabe aquela coisa de ficar todo mundo junto e ser mais forte?

por Taciana Oliveira___

Naná Sodré em cena
Carioca de nascimento, radicada em Pernambuco, produtora e atriz, Naná Sodré é uma figura imprescindível na cena cultural do Estado. Uma das idealizadoras da Mostra Luz Negra – O Negro em estado de representação, iniciou sua trajetória trabalhando com luz cênica. Mas no ano de 2009 começa a se dedicar aos estudos da interpretação e atuar como atriz. Para Naná era “algo incontrolável” criar um novo percurso profissional. A partir da aprovação de um projeto em um edital, e a realização de um espetáculo, os efeitos do racismo institucional se fez presente até mesmo na própria comunidade teatral. Uma atriz negra em cena, para alguns, era um “devaneio”


Quando o espetáculo Cordel do Amor sem Fim, uma montagem do Grupo O Poste (Naná é uma das fundadoras do grupo), circula pelo país, ela descobre que em outros estados existiam festivais que promoviam ações afirmativas com artistas negros. Nasce então a proposta de produzir um festival com a mesma temática em Pernambuco. Uma mostra que colocasse o negro como protagonista: A Mostra Luz Negra – O Negro em estado de representação

Com duas edições, a primeira patrocinada pela Petrobrás e incentivada por edital, a mostra rompe barreiras históricas e fortalece uma visibilidade não apenas para os artistas negros, mas também para um público carente de representatividade. A segunda edição é marcada pela falta de apoio institucional. Mas com todas as dificuldades O Grupo O Poste decide que o evento deve acontecer anualmente.

É criado um financiamento coletivo, que somado a parcerias, estabelece o alicerce para a concretização de atividades e o pagamentos de taxas básicas do espaço. O crowdfunding e a colaboração dos artistas fortaleceram ainda mais a continuidade de ações formativas. Na programação grupos tradicionais de terreiros e de dança se conectaram com escritores, acadêmicos e com o público. Eles se tornam responsáveis por fomentar uma rede quando atuam em conjunto para a produção da Mostra.

A pauta inicial do Mirada tinha o objetivo de produzir uma série de matérias sobre festivais independentes no Estado (sugestão da atriz Andréa Veruska), mas conversar com Naná Sodré é uma aula, uma tradução do verdadeiro significado da palavra empatia: O seu sorriso chama pra resistência: "Existe algo muito maior dentro dessa representação. Existe a irmandade. Sabe aquela coisa de ficar todo mundo junto e ser mais forte?”

Aqui você pode assistir toda a entrevista. No vídeo Naná conta a sua trajetória como atriz, fala da sua  família, O Grupo O Poste, da necessária visibilidade para o artista negro, da riqueza cultural de Pernambuco e muito mais.






                                                                  ______



Taciana Oliveira é cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.