Budegas por Karine Araújo e Júnior Cavalcante

por Taciana Oliveira__


BUDEGAS, mais que vendinhas, elos! é uma exposição promovida por nove artistas cearenses. Ela dialoga com a memória e geografia afetiva da periferia, revelando sons, imagens e palavras desse cotidiano periférico.
Gustavo Costa, um dos artistas, explica: A Budega cearense é espaço de “manutenção da nossa vida". Nas seções Fotogramas e Corredor de Criação iremos apresentar uma série com algumas das obras expostas no Carnaúba Cultural. A nossa sétima publicação apresenta os trabalhos de  Karine Araújo e Junior Cavalcante.


Católogo da Exposição



Texto/Arte/Imagem por Karine Araújo




Fotomontagem por Júnior Cavalcante
Catálogo da Exposição

*Budegas é um trabalho de conclusão do Curso Passadiante - Imagens de Decolonização, realizado pelo Instituto Água Boa Cultural e Marrevolto Produções e apoiado pelo Edital de Cinema e Vídeo de 2016 da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
______________________________________

Karine Araújo é fotógrafa, iniciou seus estudos em fotografia em 2016 e, para além de fazer imagens, também busca discutir as questões envolvidas, desde referências a responsabilidade da imagem (estática ou em movimento) e de quem a faz.


Junior Cavalcante nascido e criado no Planalto do Pici uma das periferias de Fortaleza, iniciou os estudos em fotografia no ano de 2017. Em 2018, expôs no Festival Qxas, realizado no Sertão Central do Ceará. Atualmente faz parte do Coletivo Dois Vetim e Perigrafia que surgiram com o intuito de colocar as periferias de Fortaleza, assim como a arte e a cultura desses locais, no centro da imagem. Costuma, assim, retratar o cotidiano das periferias de uma forma realista, mostrando que no local existe beleza, felicidade e pessoas com força.





_______________________________




Taciana Oliveira é mãe de JP, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.