I Carcará Foto Conferência celebra o mês da fotografia discutindo imagem e periferia

 por Divulgação__



A primeira edição do evento abrange diferentes temáticas como discussões anticoloniais, questões étnicas e raciais, território e corpo, além de memória afetiva.

No mês de agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia e, para descentralizar as discussões acerca de imagem e celebrar a data, será realizada de forma virtual, uma conferência que discute imagem e periferia. A conferência de fotografia Carcará, pensada e organizada por fotógrafas, fotógrafos/artistas visuais de Fortaleza, acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto, pelo Youtube e Facebook da Foto Conferência. O evento recebe convidadas e convidados de diversos contextos periféricos do Brasil que trabalham a fotografia de diferentes formas.

Os diálogos acontecerão com o intuito de fortalecer os laços, conhecer trabalhos, romper estereótipos e abordar questões sociais, políticas e filosóficas da fotografia. Debatendo também, através de imagens, as falas e as riquezas em memória e historicidade, os diálogos desenvolvidos a partir de fazedores e pensadores de fotografia, com diversas narrativas periféricas/marginalizadas. Por meio de diferentes processos, esses artistas desconfiguram estigmas de margens como território, gênero, etnia, sexualidade e raça em sinônimos de violência, erro, sujeira e subalternidade.

O evento conta com a participação e partilha de convidadas como Marcela Bonfim, que realiza trabalhos de fotografia de populações negras e quilombolas da região amazônica. Participa também Bira Carvalho, fotógrafo há 20 anos e morador da favela Nova Holanda, no Rio de Janeiro, há 45 anos. O evento conta também com fotógrafos e fotógrafas de Fortaleza, como Linga Acácio, que pesquisa diferentes campos como dissidência de gênero, corpo, espaço e travestilidade. E de outras localidades do Ceará, como Nívia Uchôa, fotógrafa atuante na região do Cariri Cearense. Além de outras dezenas de fazedores e pensadores que são atravessados e atravessadas pela imagem em diferentes propostas e formatos.

O evento acontecerá de forma pública e gratuita. Para quem quiser receber certificação, as inscrições se iniciarão dia 15 de agosto e se encerram na quinta, dia 20, por meio de formulário online. O encontro contará com mesas de temáticas plurais acerca de imagem, além de apresentações musicais ao final de cada dia da conferência. 


Serviço: Carcará Foto Conferência
Dias 21, 22 e 23 de agosto
Horário: de 14h às 20h30
Inscrições até: 20 de agosto
Link do formulário de inscrição: clica aqui
Transmissão por Facebook: clica aqui e Youtube: clica aqui

Contatos:
Site:
http://carcara-foto.redelivre.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/carcara.fotoconferencia/
Facebook: https://www.facebook.com/carcarafotoconferencia/


Ficha técnica / quem somos:
Karine Araújo l Articulação e Produção
Nágila Gonçalves l Articulação e Produção
Leo Silva l Articulação e Produção
Lucianna Silveira l Jornalista
Daniel Firmino | Designer
Junior Cavalcante l Mídia Social
Yuri Juatama l Mídia Social
Eduarda Ribeiro l Webdesigner e Programadora

Contatos de fontes:
Karine Araújo l Articulação e Produção l 85 9 8625 9061
Nágila Gonçalves l Articulação e Produção l 85 9 9739 7564
Leo Silva l Articulação e Produção l 85 9 9866 4946