Travessia

 por Isabel Viana__




O curso de Arteterapia do Movimento Saúde Mental, surgiu como proposta em um momento delicado sobre as políticas nacionais de saúde mental, que apesar de caminharem nos últimos 30 anos sob a ótica da Reforma Psiquiátrica, são constantemente colocadas à prova por iniciativas que ameaçam seu progresso. Foi pensado para ser território de produção de conhecimento e prática acerca dos efeitos do ato criador e do fenômeno da Arte, como espaço de reinvenção da vida e de respostas às insuficiências do sistema “biopatologizante”.


Aqui a Arte se configura, portanto, em uma bússola capaz de orientar uma práxis que humaniza o sofrimento psíquico e possibilita um olhar cuidadoso e subjetivo para com as especificidades das centenas de pessoas que vivenciam experiências de sofrimento mental/emocional.


O ato criador é capaz de conectar e comunicar aquilo que muitas vezes não consegue ser dito ou explicado e por esse aspecto , é um recurso que não encerra diagnóstico ,mas oferece pontes entre profissionais e sujeitos que estão sob cuidados clínicos. Instrumentalizar profissionais de diversas áreas no campo da terapêutica expressiva e criativa é promover um diálogo acerca de tratamentos e cuidados com saúde mental e fortalecer a perspectiva da experiência sintomática como meio e não como o fim, já que no terreno da auto expressão e da criatividade, os sintomas característicos de determinadas condições psíquicas , se manifestam por meio de linguagens artísticas (desenho, pintura, colagem, dança, etc), logo, essas características são interpretadas como possibilidades de diálogo, sem necessariamente, serem passíveis de silenciamento.


A Arteterapia surge como uma aliada nas reconstruções psíquicas, por isso é importante que suas competências sejam reconhecidas, debatidas e seu raio de atuação ampliado, para tanto, nosso curso se apresenta como .novo dispositivo na cidade de Fortaleza, somando esforços para o reconhecimento dessa área no campo da saúde, que ao longo de décadas vem mostrando resultados e enriquecendo o debate sobre saúde mental. Também enfatizamos nosso contentamento em participar da formação de profissionais , visto a necessidade de capacitação adequada nessa área, valorizando assim as habilidades técnicas e a aplicação apropriada para um processo eficaz e assertivo.


Esta publicação, orientada por Lisiane Forte, que prontamente aceitou nosso desafio e facilitou, lindamente, o Módulo de Escrita Terapêutica, nos enche de alegria e esperança, pois é produto de

todo empenho, afeto e responsabilidade que temos com esta causa, de difundir, experimentar e dialogar sobre Arte e sua eficácia simbólica. Parabéns a todos e todas que participaram da primeira turma do curso de Arteterapia, promovido pelo Movimento Saúde Mental e agradeço especialmente à Lisiane pela ideia tão potente dessa publicação. Muita gratidão aos professores e professoras que toparam conosco esta empreitada “ a arte existe para que a realidade não nos destrua”


Isabel Viana - arteterapeuta

e coordenadora do curso de

Arteterapia no Movimento

Saúde Mental




.





Isabel Viana: Pós-graduada em Arteterapia. Cursou mestrado em Liguagens Artísticas Combinadas na Universidad Nacional de las Artes em Buenos Aires. Desde 2012 é Facilitadora de círculos de mulheres com atuação em várias cidades incluindo Rio de Janeiro, Belém, Buenos Aires e Macapá. Tem experiência em projetos que promovem  o cuidado com a saúde mental no contexto comunitário , por meio das linguagens artísticas. Atualmente é coordenadora da Casa AME, no Movimento Saúde Mental, em Fortaleza e do Curso de Arteterapia desta instituição. Moderadora do Clube da Terapia Expressiva, página no Instagram que aborda temas sobre Arte e Terapias.



Lisiane Forte é psicóloga clínica e organizacional, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP). Multiartista, arteterapeuta, é escritora independente, autora dos livros “Liames”, “Zonas Abissais”, “Psicologias em Reflexão l e ll” e no prelo “Aqui e Agora | viver a vida de perto”. Também participa de diversas antologias poéticas e de artigos científicos em sua área de atuação “Psicologia e Arte”. Atua há 19 anos na área de condução de grupos, é idealizadora do grupo “COM TATO - Ateliê de Mulheres”, onde, na clínica social, aborda junto às participantes as temáticas contemporâneas do feminino.