Oficina de Crítica Teatral com Lorenna Rocha e Rodrigo Dourado

 

por Divulgação__





A Oficina de Crítica Teatral (2ª edição), ministrada por Lorenna Rocha (Quarta Parede) e Rodrigo Dourado (UFPE), está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro! Com o objetivo de estimular a atividade crítica dentro da cena teatral pernambucana e nacional, a formação acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro e 01, 02 e 03 de março de 2021, em única turma, de 18h30 às 21h30. A atividade será realizada via Google Meets e os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária total, receberão certificado. Estão disponibilizadas 25 vagas e não há nenhuma exigência específica para participar. Você pode se inscrever no link disponibilizado aqui.


Desde 2019, Lorenna Rocha e Rodrigo Dourado estão investindo em atividades que incentivem as discussões sobre a crítica de teatro, mobilizando também a formação de novos públicos. A primeira iniciativa foi o projeto "Cobertura Crítica", na XII Semana de Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, onde estudantes e público geral puderam acompanhar o evento universitário e produzir textos críticos sobre peças e performances, os quais foram publicados no site Quarta Parede (PE).


Com o início da pandemia, em 2020, os ministrantes realizaram a primeira edição da ‘Oficina de Crítica Teatral’, com incentivo do #CulturaEmRedeSescPE, Edital Emergencial do SESC Pernambuco, onde alunos e alunas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram introduzidos ao histórico da crítica teatral no contexto brasileiro, valorizando a cena contemporânea e epistemologias que mobilizem um olhar deslocado de narrativas e perspectivas hegemônicas sobre o teatro e suas poéticas.


Nessa segunda edição, com o incentivo da Lei Aldir Blanc - Pernambuco, Lorenna Rocha e Rodrigo Dourado darão continuidade a esse projeto, buscando incentivar o pensamento crítico, criando um espaço de debates sobre os teatros online e os arquivos audiovisuais de teatro, tensionando visões eurocêntricas, brancas e classistas em torno das artes cênicas e do próprio exercício crítico, convocando diferentes epistemologias para a produção do pensamento e deslocando os olhares para outros territórios criativos que compõem a cena contemporânea.

 

A oficina contará com exercícios individuais e coletivos de escrita, além de textos norteadores para as discussões propostas pelos ministrantes. Os resultados desta atividade poderão ser conferidos no site Quarta Parede (PE), que são parceiros dessa ação formativa. As inscrições estão abertas do dia 09 a 20 de fevereiro e o resultado será divulgado até o dia 22 de fevereiro, no Instagram e Facebook do Quarta Parede (@4.parede).

 

Para mais informações, você pode enviar um e-mail para:

oficinadecriticateatral@gmail.com




Sobre os ministrantes


Lorenna Rocha - Licencianda em História (UFPE). É crítica, curadora e revisora textual no site Quarta Parede (PE). Pesquisadora sobre dramaturgias negras brasileiras, atua também como crítica de cinema no blog Sessão Aberta (SP). Além de realizar coberturas de festivais em diversos estados do país, possui textos publicados no Questão de Crítica (RJ), Cine Festivais (SP), Buala (Portugal), Contemporary & América Latina (Brasil) e em catálogos de festivais e cineclubes como FestCurtas BH (2020) e Cineclube Comum (BH). Contribui no campo do cinema e do teatro, participando de eventos realizados, por exemplo, nos projetos Sesc ConVIDA! (Brasil), CineBH (MG) e Seminário Negritude Infinita (CE).


 


Rodrigo Dourado - Professor do Curso de Teatro do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisa nas áreas de Performatividade e Teatro Contemporâneo; Identidades de Gênero , Sexualidade e Teatro; Estudos Queer. É também tradutor, dramaturgista e fundador/diretor do grupo Teatro de Fronteira, com atuação na cidade do Recife (PE). Venceu os prêmios Ariano Suassuna (Fundarpe/PE) e Funarte de Dramaturgia, em 2018, como texto "Terminal". Autor do livro "Bonecas falando para o mundo: identidades 'desviantes' de gênero e sexualidade no teatro" (Sesc/2017).

 

 

Serviço

Oficina de Crítica Teatral com Lorenna Rocha e Rodrigo Dourado - 2ª edição

Inscrições: 09 a 20 de fevereiro

 

Datas: 24, 25 e 25 de fevereiro e 01, 02 e 03 de março (Única turma)

 

Horário: 18:30 às 21:30

 

Produção Executiva: Gabriel Coêlho

 

Designer: Rodrigo Sarmento

 

Incentivo: Lei Aldir Blanc - Pernambuco / Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria de Cultura de Pernambuco

 

Parceria: Quarta Parede (PE)

 

 

Para se inscrever, acesse: http://bit.ly/oficinadecriticalab