Árvore Triste | Argentina Castro

 

 por Argentina Castro__


Tyler Donaghy


Sinto um sono fora do comum. Um amigo diz que é fuga. Logo eu que não sou mulher de fugir. Uma dor de cabeça que não para. Estamos todos a esperar a morte sem possibilidade de luta. Adoecidos por dentro e por fora. Nem ruas, nem coquetéis. Mascarados e sem sentidos.


Os cães de casa me lambem dia e noite, os pés.


"Estou preparado com produtos de higiene, só não estou para a morte" me diz o Zé nosso amigo de infância e que, depois de anos e anos preso, agora liberto, volta a andar por essa casa/abrigo. O nego Zé, vive de reciclagem e acaba de levar o que restou da gelaleia, nossa biblioteca de rua. Estou triste, imensamente triste com o mundo ao meu redor. E quem não?


Tenho me deparado com cada tipo de gente que nem sei se vale à pena existir. Café por cima de café para me manter em pé.


A mãe mais forte que eu, sempre! Segura minha mão em cada, minha, tão minha, escuridão.


" Você foi contemplado com uma bolsa com de mais de 70% na sua pós graduação". Para quê diabos quero outra pós-graduação se o destino é a morte? “


Já sei de e salteado para quê me serve o conhecer.


Cá estou, sem saber pra onde vou, nesse mundo de cão.


Aprendo e ensino e, toda vez, me perco.


Sou só um corpo nú e empobrecido pronto, nem tanto, pra sofrer os botes. Ando tão cansada. E quem não?


Minha sobrinha aprendeu a palavra "renomada" e vive a dizer que sou uma escritora renomada. Não sei o que ela entendeu bem dessa palavra, mas importa que ela me veja de forma tão linda quando me vejo em processo de decomposição. Hoje fizemos juntas, um cordel. Me enche de emoção ver um ser humano tão miúdo em processo de criação.


Mas hoje estou como uma bruxa velha querendo tão somente um fogo brando para aquecer ferozmente as minhas ervas mortais. Hoje, eu sou uma árvore triste.




Argentina Castro
- Mestre em Antropologia, escritora de poemas, contos, crônicas. Articuladora e Mediadora da biblioteca comunitária Papoco de Ideias.