Molhada até os ossos, de Conceição Rodrigues.

 

por Iaranda Barbosa___

 

Livre, liberta, libertina, libidinosa. Essa é a voz poética que transita nos poemas de Conceição Rodrigues, em Molhada até os ossos. Entidade, encantada, puta, dona de casa, estudante, cidade, pós-moderna, dama, matadeira, devota, descrente, heroína, pastora, raposa, fatal. Muitas são as mulheres que habitam a voz feminina que desliza pelos versos bem trabalhados e de linguagem cotidiana:

 

A mulher das sete saias

Abarca em suas barras

O mundo todo e

Todos os homens.

É metafórica

Magnética

Pneumática

 

A mulher das sete saias

Está nos portos

Postes e bares

Está

Quando quero escutar

Os pássaros pintados

Nas paredes de Hiroxima

É epilética

Concentrada

Esquizofrênica

[...]

 

Assim se apresenta o primeiro poema do livro que nos causa impacto já desde a capa, ao trazer o desenho do rosto de uma mulher em um envoltório vermelho, assemelhando-se a um véu, ao cabelo ou, ainda, a uma vulva à menstruação. Interpretação esta reforçada pela presença de algumas páginas pretas (pelos pubianos?) que se alternam esporadicamente com páginas vermelhas (menstruação?). O vermelho também remete ao sangue derramado por conta do machismo, do feminicídio e das inúmeras violências pelas quais passamos.

 

Molhada até os ossos é audacioso e traz à tona a fúria guardada nas entranhas de um eu lírico em processo de erupção, de ebulição. Os poemas viscerais revelam o empoderamento feminino configurado no domínio do próprio corpo, no livre arbítrio, na opinião própria, no autoconhecimento, na independência, na ancestralidade, na autonomia, no direito de ser quem/o que a mulher quiser ser.

 

Seja através de versos brancos, seja através de variadas rimas (ricas, preciosas, opostas, emparelhadas, alternadas), o lirismo flutua na poesia de Conceição Rodrigues. Ademais, vale ressaltar que a poeta faz uso de diversas técnicas a fim de provocar movimento, sonoridade e estímulos sensoriais:

 

na boca

 

Ela desoDed

Ecia

Dava dE graç

A

BeijAVA na bo

Ce

Ta boca

Trepavaquandoqueria

comprimia

A uretra no m-e-i-o da ur

ina

E soltava a água devagar

Vagand

O

Ao último esquigchxxxo

Xota Rápido

Ao contrar’

lo

ado

 

 

Dona do próprio umbigo, corpo, pensamento, sentimento, da própria língua. Assim é a voz poética de Molhada até o ossos, uma figura feminina multifacetada com uma faca cerrada entre os dentes que dança, levita na beira do abismo, geme. Em meio aos versos há espaço para o amor, mas também para a crítica ao machismo, à hipocrisia e, sobretudo, para o alerta de que o aprisionamento (simbólico ou empírico) do corpo, do desejo, da alma, da fala e dos sonhos transforma a mulher em um Banquete de tapurus.

 

Conceição Rodrigues nos atira no espesso oceano feminino, onde nos banhamos, mergulhamos, nadamos, nos renovamos, gozamos, flutuamos e saímos molhadas até os ossos.








Conceição Rodrigues - nasceu em Arcoverde, portal do sertão pernambucano, mas viveu a vida quase toda em Recife. É graduada em Letras e possui especialização em Literatura. Leciona na rede pública e particular de ensino. Recebeu menção honrosa no III Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro de contos “Corda para nós”; e no IV Prêmio Pernambuco de Literatura recebeu menção honrosa com o romance “323”. Trabalhou como assistente de Raimundo Carrero na Oficina de Criação Literária–UBE, e hoje comunga o fazer literário no Centro Cultural Raimundo Carrero. Organiza e participa de antologias. Dá assessoria em produção textual em diversos gêneros e áreas.

 




Iaranda Barbosa
formada em Letras Português-Espanhol, pela UFPE, possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Salomé (selo Mirada), novela histórica é sua primeira obra ficcional longa. A autora possui contos em antologias e revistas de arte, assim como diversos artigos científicos publicados em periódicos especializados em crítica literária.