O Gato da Árvore dos Desejos, de Tadeu Sarmento

 por Taciana Oliveira__



O escritor Rubens Alves1 já alertava; “O mundo das crianças não é tão risonho quanto se pensa. Há medos confusos, difusos, as experiências das perdas, bichos, coisas, pessoas que vão e não voltam...”


Pardal, um felino vegetariano, Raia, a menina de cabelos azuis e pássaros, muitos pássaros, estão no comovente e necessário “O Gato da Árvore dos Desejos", de Tadeu Sarmento (Abacatte Editorial, 2021). 


Com um rico projeto gráfico, conduzido pelas apaixonantes ilustrações da artista Silvana de Menezes, o livro aborda um tema doloroso que aflige milhares de crianças em todo mundo: o abuso infantil.


Só pra se ter uma ideia, de acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), referentes ano de 2019, no Brasil, em 73% dos casos, o abuso sexual ocorre na casa da própria vítima ou do suspeito e é cometido por pai ou padrasto em 40% das denúncias.

 

Em O Gato da Árvore dos Desejos", o autor recorre a construção de uma delicada narrativa, onde é possível vislumbrar, através do cenário e da caracterização psicológica dos seus personagens, a solidão da vítima e as consequências de viver um relacionamento abusivo. Tadeu Sarmento nos convoca para uma aventura, que por sua vez se transforma em uma fuga heróica, uma operação de resgate coordenada por um grupo de animais, que estavam atentos aos sinais externados por uma criança fragilizada pelas constantes tentativas de assédio do próprio pai.


Livros como “O Gato da Árvore dos Desejos" deveriam frequentar as salas de aulas, serem lidos por pais e educadores. Se a literatura contribui com uma parcela importante para o crescimento cognitivo, a obra em questão se apresenta como peça fundamental na luta contra a violência infantil e sob diversos aspectos nos conecta as experiencias sofridas por outras gerações. 

“O Gato da Árvore dos Desejos" indiretamente também nos questiona: em qual momento os adultos esquecem que já foram crianças? 

 


 

1.       ALVES, Rubem. São Paulo: Paulus, 1985. p. 5. (Coleção Estórias para pequenos e grandes)

 

 

 

 


Tadeu Sarmento
é autor de Associação Robert Walser para sósias anônimos e E se Deus for um de nós?, entre outros. Ganhou o II Prêmio Pernambuco de Literatura e o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura de 2016, com Um Carro Capota na Lua, publicado pela Tercetto. Em 2017, conquistou o 13º Prêmio Barco a Vapor, com o juvenil O Cometa é um Sol que não deu Certo, publicado pela Edições SM. Lançou em 2021, O Gato da Árvore dos Desejos (editora Abacatte).

 




 



Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.