Saudades-perpétuas | Lisiane Forte

 

por Lisiane Forte__





Escrevo-te estas palavras para que saibas que hoje cedinho vi Maria.

 

Se tu vieste pelas bandas de cá, não iria reconhecê-la, porque mudou.


Maria está madura e carrega no rosto uma expressão diferente daquela moça que deixaste.


Maria vende frutas no mercado e carrega Teresinha para todos os lados.


Esta carta te mando através do João, que chega esses dias por aí. A propósito, espero que tenha agasalhos de sobra, porque ele não está acostumado com o frio que te assola. Podes enviar-me especiarias por ele? Hoje faço temperos, não mais temperamentos.


Lembrei de algo importante. Terás um sério problema para falar comigo, caso decidas escrever-me. Não sei o endereço deste novo lugar. Depois que partistes, em busca de teus ideais, venho a sofrer de amnésia. 


Agora de Maria, eu lembro. E como ela mudou.


Maria vive feliz e tira o seu sustento da terra onde mora. Ela vende as mais suculentas frutas dos campos do sul da nossa região.


Alguns dos nossos vizinhos dizem que Maria anda de pés descalços pelos terrenos secos e pedregosos das nossas colinas, colhendo suspiros-brancos-do-monte e saudades-perpétuas.


Termino aqui, pedindo a ti que não tenha mágoas de Maria, pois quem foi embora fostes tu.


E se encontrares Lúcia, dê-lhe um oi da minha parte. Caso não encontres, não precisas dizer nada. Adeus. Não se esqueças de mandar saudades a todos.

 

 

Saudades-perpétuas, cultivadas no Sul de Portugal

 

 Lisiane Forte







Lisiane Forte é psicóloga clínica, escritora, ilustradora, fotógrafa, Colaboradora do Mirada Janela, membro efetivo da Academia Brasileira de Psicólogos Escritores, arteterapeuta, atua com expressões corporais em sua clínica artística, Clínica Instante e autora dos livros "Liames", “Zonas Abissais”, "Psicologias em Reflexão l e ll' e no prelo “Aqui e Agora | viver a vida de perto