O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares

 por Divulgação__




O projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” surgiu para o  desenvolvimento de uma pesquisa sobre as dinâmicas de músicos, musicistas, cantores,  cantoras, cantadores/poetas populares que se apresentam nos espaços públicos de cidades  pernambucanas, gerando diálogos estéticos entre os artistas e os pesquisadores/produtores  a partir dos conteúdos – textos, fotos, vídeos/documentários e áudios – que estão sendo  postados no site www.opalcoearua.com.br e nas redes sociais (@opalcoearua e  @theiaprodutores)


Capitaneada pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Guilherme Patriota e Laura Sousa, e com incentivo do Funcultura da Música (Secult, Fundarpe - Estado de Pernambuco), a iniciativa circulou por Petrolina, Caruaru, Goiana e Recife entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 acessando, também, outros municípios  próximos e consolidando um campo de pesquisa que abarca contextos do Sertão até a  Região Metropolitana do Estado. Apresenta-se, portanto, rica variedade de “cenários” em ruas, praças, transportes coletivos, feiras, mercados, barcas e pontos turísticos.


A metodologia é marcada pela aproximação com os músicos, o registro de suas performances e de suas falas que dão significado às suas trajetórias musicais e de ocupação dos espaços urbanos aqui chamados de “Espaços Populares” por serem onde grande número de pessoas transitam e dão continuidade a formas de partilha e de disputa dos territórios que são comuns a todos. O resultado desse trabalho se desdobrará em um documentário que será lançado ainda esse ano com o objetivo de ampliar a fruição do acervo de vídeos que conta com a participação de mais de cem artistas da música que fazem das ruas seus “palcos” e suas fontes de renda total ou parcial.


O site está no ar desde novembro de 2019 e, por meio dele, pesquisadores, estudantes, artistas, produtores e o público em geral podem acompanhar a pesquisa que associa interesses estéticos e sociológicos, compartilhando percepções, narrativas e experimentações. Os conteúdos, dessa forma, vão além de um mapeamento de artistas e expõem a fluidez do campo da vida como campo de pesquisa, das cidades como laboratórios e cenários e do espectador como um potencial investigador e criador.


“O site tem se desenvolvido como um dinâmico acervo de reflexões sobre o trânsito dos artistas entrevistados e seus contextos de produção e circulação. Dessa forma, questões relativas às histórias de vida e às nossas vivências no campo de pesquisa se entrecruzam nos conteúdos gerados. O site apresenta, também, seções com imagens da nossa prática investigativa, perfis dos artistas com seus contatos e inclui áudios que revelam de forma interessante toda a mistura de sonoridades que permeiam o ofício dos músicos nos espaços populares” (Laura Sousa).


Como esclarece, também, Guilherme Patriota: “O projeto tem amadurecido muito com o caminhar da pesquisa. Novas ideias e perspectivas estão em andamento. O que era um simples registro estético tomou novas dimensões, assim como o que era apenas pesquisa se transformou em produtos artísticos, em diálogos, em projeções que já estamos lapidando e buscando aportes financeiros. Tudo em comunhão com o sentido da busca por visibilidade para os artistas, as ruas, as interações cotidianas, a pesquisa e seus conteúdos artísticos”.


O projeto aborda, também, a complexidade da ação artística nas ruas a partir das redes de colaborações e trocas de serviços que os músicos acionam cotidianamente. Nos seus deslocamentos, os artistas criam estratégias para chamar atenção do público, divulgar o próprio trabalho e movimentam gastos com hospedagem, alimentação, transporte, estúdios de gravação, gráficas e vendem produtos autorais que complementam suas rendas. Por meio dessas percepções e dando protagonismo às falas dos(as) entrevistados(as), o projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” foi um dos agraciados com o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa concedido pela Fundação Joaquim Nabuco em dezembro de 2020.


Como um todo, o projeto e suas plataformas de conteúdo impulsionam uma  desconstrução de preconceitos disseminados entre o senso comum e mesmo entre agentes  dos nossos mundos artísticos institucionalizados sobre as potencialidades estéticas e as  práticas profissionais dos músicos dos Espaços Populares; destacando-se o intuito de  debater como nossas cidades podem se tornar espaços menos hostis diante da arte que se  desenrola em suas vias coletivas e, de várias maneiras, sensoriais; atentando para as micro subversões e transformações nos usos, partilhas e fruições que a música enseja em suas  geografias e paisagens.


SERVIÇO:

Pesquisa “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares”

Realização: Theia Produtores Associados

Informações: theiaprodutores@gmail.com.