Um poema de Delmo Montenegro

 por Delmo Montenegro___



foi

aqui q

minha

depois de criar 10 filhos

enlouqueceu

 

onde meu pai

e seus

irmãos passaram

fome

 

– mas antes de tudo –

 

foi aqui

q minha avó

 

viu

 

brilhar

 

sob o chão arenoso

 

aquela

 

projeção do Futuro

– do porvir do Homem –

 

sob

insígnias nazistas

 

eu venho aqui

pela primeira vez

 

torre

secreta

 

entre palmeiras

Chichén Itzá

 

(enquanto apanhava

do marido)

(de novo)

(de novo)

(de novo)

 

ela via

 

no céu

 

a baleia gigante

 

se contorcendo

 

em fogo



*Na imagem: A Torre do Jiquiá, a primeira estação para dirigíveis construída na América do Sul. Foi o primeiro ponto de desembarque de Zeppelins no Brasil. Está conservada até hoje (apesar de pouco visitada). É considerada a última construção do tipo ainda existente no mundo. Ao longo dos anos sempre atraiu a visita de muitos pesquisadores estrangeiros. 


Na interpretação de Antônio Cunha - Ator, autor e diretor, membro do Grupo Armação de Teatro e Academia Catarin. de Letras e Artes - ACLA





Delmo Montenegro (Recife-PE, 1974) é poeta, ensaísta e tradutor. Começou a atuar no campo da Poesia Visual e Experimental na década de 90. Autor dos livros Os Jogadores de Cartas (2003), Ciao Cadáver (2005) e Recife, No Hay (2013). Este último, um dos vencedores da primeira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura e finalista na categoria Poesia do Prêmio Jabuti, em 2014. Mestre em Teoria da Literatura, pela UFPE, no campo acadêmico desenvolve pesquisas sobre o Barroco, o Simbolismo e o Modernismo em Pernambuco. Sua dissertação de mestrado foi sobre A Poesia Científica de Martins Júnior (Percurso de uma Vanguarda Literária em Pernambuco no Século XIX). Foi convidado em 2004, pela Prefeitura da Cidade do Recife, para organizar (em parceria com o poeta Pietro Wagner) os dois volumes da coleção Invenção Recife, projeto que ajudou a dar destaque a nova cena poética do Estado. Em 2009, foi, junto com o jornalista Homero Fonseca, coordenador da programação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (numa edição que trouxe para Pernambuco nomes como Pedro Juan Gutiérrez, autor de Trilogia Suja de Havana, Alberto Fuguet, Federico Andahazi, entre outros). Foi um dos idealizadores e editor, em conjunto com os escritores Fabiano Calixto, Marcelino Freite, Micheliny Verunschk e Raimundo Carrero, da revista de literatura Entretanto. Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Poesia Sonora e da Arte Eletroacústica. É pai de Valentina. Prepara para breve um novo livro.