Portal Fazia Poesia abre inscrições para equipe de poetas de 2022

 por Divulgação__




Em etapa única, a chamada para integrar a maior publicação de poesia contemporânea da plataforma Medium em português abre neste dia 1º de novembro; resultado sai no dia 17 de janeiro

 

A Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea existente desde 2016, abre inscrições neste dia 1º de novembro para a sua nova equipe de poetas de 2022. Diferente dos anos anteriores, a edição acontece em etapa única. O período de inscrições da chamada termina em 30 de novembro ou até o preenchimento de 350 inscrições. Todas as informações estão disponibilizadas em um edital publicado no portal, que é considerado o maior do segmento do Medium Brasil. O resultado será divulgado no dia 17 de janeiro.

 

A inscrição consiste em preencher o formulário disponibilizado no portal e em enviar um arquivo em formato PDF com três poemas de acervo pessoal que melhor representem o estilo de escrita poética, além de um poema inédito e exclusivo, feito a partir da proposta de exercício descrita no edital. A participação será permitida apenas a pessoas com mais de 18 anos que possuam uma conta na plataforma Medium.

 

A Fazia Poesia já reuniu centenas e centenas de poetas e milhares de postagens com cunho poético. Somente ao longo de 2021, o portal contou com mais de 200 poetas, distribuídos em quatro países e em mais de 60 cidades. A chamada destina-se a selecionar pessoas que escrevem poesia para que possam contribuir com o envio de poemas e colaborar com as demais seções existentes no portal, reservados à equipe de poetas e atinentes à produção da poesia contemporânea.

 

Poesia como conexão, possibilidade e resistência

 

A Fazia Poesia alimenta um circuito literário, oferecendo espaço para quem acredita no poder transformador da literatura e da poesia contemporânea. “É uma forma mútua de colaboração, em que os interessados poderão divulgar suas produções autorais e integrar a nossa comunidade de poetas a partir de uma gestão voluntária por parte da equipe editorial.”

 

O portal da Fazia Poesia é estruturado em três pilares: poesia, conteúdo e comunidade. A equipe editorial do portal, composta por Alex Zani, Ana C Moura e Ana Mendes, afirma que as atualizações realizadas nesta edição da chamada compactuam com algumas ideias para o ano de 2022, como a continuidade no programa de oficinas com adaptações de formato, ações públicas de incentivo e estímulo à escrita poética e projetos envolvendo publicações em mídia impressa, com jornais e casas editoriais parceiras do portal.

 

A plataforma aborda a poesia pelas mais diversas formas — poemas, oficinas, artigos, coletâneas, podcast, newsletters — e também traz conteúdos variados em outros canais da mídia, por meio de campanhas e ações que visam a estimular tanto a leitura quanto a escrita poética.

 

A equipe enfatiza o convite para todas as pessoas que escrevem poesia e queiram renovar o olhar crítico para o mundo, divulgando suas produções autorais e integrando uma rede de poetas construída ao longo dos últimos cinco anos, a partir da gestão voluntária por parte da equipe editorial. Alex Zani, editor-chefe, reforça que a Fazia Poesia colabora com a poesia contemporânea sem negociar com o autoritarismo e com o retrocesso. “Nós acreditamos no espírito colaborativo, no espírito da união e da parceria. Acreditamos que sozinhos não chegaremos a lugar nenhum além de onde estamos.”

 

O quê: Inscrições para a equipe de poetas de 2022 do portal da Fazia Poesia

 

Quando: de 1º até dia 30 de novembro, ou até atingir o limite de 350 inscrições

 

Mais informações:  faziapoesia.com.br