Autorretrato e Não é sobre você, de Germana Accioly

 por Heberton Baptistela__

 



Quando um livro é bom e eu gosto dele, não leio só suas palavras, leio-o por inteiro. O texto de um livro é a obra escrita de seu autor. Um livro na prateleira pronto pra ser lido, é uma obra cuja feitura (seja ela material ou imaterial) pertence a mais pessoas. Mãos, além das do escritor, o compuseram. E o leitor atento, se digna a prestar sua atenção a esse trabalho tecido por essas mãos que não só as do escritor.


Ao menos é assim que gosto de ler um livro quando um livro me captura. Ao menos foi assim que li o livro de Germana. Mas não vim aqui desenhar regra: cada um lê o livro que quiser e como achar que deve.


Vim aqui compartilhar um pouco do efeito encantatório que esse livro intitulado “Não é sobre você”, é capaz de produzir em quem lê-lo atentamente. E começo escrevendo dessa maneira, pois esta resenha não é uma resenha muito comum. É possível que ela esteja mais para um artigo, uma vez que é mais longa que uma resenha comum e que exija mais fôlego do leitor. Assim, leitor e leitora, se me permitem, saibam de saída: esse texto te exigirá tempo e uma leitura ativa.


Feito você, também já sou leitor de literaturas há uns bons anos. E como um geólogo fica procurando em rochas motivos de encantamentos científicos, como um astrônomo fica buscando nas estrelas os porquês do universo, eu fico farejando nos circuitos literários textos capazes de promoverem alegramentos na minha existência insignificante.


Ora, um texto publicado no circuito literário do Mirada, escrito pela jornalista e cronista Germana Accioly, é muito capaz dessa promoção alegradora. Dizendo de outra forma: tô eu lá, zanzando de texto em texto pelo circuito literário do Mirada da Janela e me deparo com essa pérola: “Autorretrato”. Esse texto da autora já é em si mesmo uma beldade, e outra beldade ainda maior é o livro “Não é sobre você”, publicado pelo selo editorial / circuito Mirada, também de autoria de Germana.


E aqui existem duas coisas sobre as quais preciso discorrer com honestidade: a primeira ao refiro texto que, num primeiro momento, me foi o promotor de uma leitura encantadora. Texto que o leitor pode encontrar aqui no circuito do Mirada para ler e tirar suas próprias conclusões. A segunda, o próprio livro da escritora onde outros textos tão lindos quanto “Autorretrato” também podem ser lidos na companhia do restante da obra. Obra essa que o leitor pode adquirir entrando em contato direto com a autora ou entrando no site do selo Mirada. Mas, uma coisa de cada vez. Bem, vamos lá!

 

O “Autorretrato” de Germana como uma espécie de semi-gênero poético

 

Faz-se necessário dizer que: é muito curioso esse título (Autorretrato) em poemas autobiográficos-referenciais, seja ele quase como um gênero menor dentro do amplo gênero maior que é a poesia, seja ele como afirmação da própria individualidade artística.


Explico: Mário Quintana tem um poema chamado “O Auto retrato”; Manuel Bandeira tem um poema cujo o nome é “Auto-retrato”; também sob o título de “Retrato” é que se auto-fotografa a poeta Cecília Meireles; “Autorretrato” é também o título de um dos sonetos de Bocage; é, ainda, com autoria de Manoel de Barros, que está escrito o poema “Auto-retrato Falado”, isso sem falar em “Retrato do artista quando coisa”, do mesmo autor, livro cujo título é inspirado no célebre romance de Jaymes Joyce, “Retrato do artista quando jovem”, romance esse que será referência para o romancista José Saramago quando este escreve o poema “Retrato do poeta quando jovem”. Preciso citar o poema “Retrato de família” de Carlos Drummond de Andrade, ou nem precisa? 


Na real e agindo na transparência, esses autores aqui citados observaram e absorveram esse tema de escritores ainda mais antigos do que eles, escritores esses cuja referência me é faltante.  Mas é por meio de, e através desse rastro do código-temático-genético-literário que chegamos ao texto dessa ilustre escritora, a Germana Accioly. 


Em “Autorretrato”, essa maneira de emoldurar lembranças, quadro que na parede da memória é o que dói mais, podemos observar que a natureza de tal texto é sem dúvida um tema da literatura universal, seja o texto concebido através da referência de nós mesmos, das pessoas que amamos ou de um tempo/espírito de uma época.  Germana não só parece compreender esse lastro histórico-literário, como se faz escritora a altura de inscrever-se e inserir-se nele.


O que é estritamente provocador no texto de Germana, é que ela nos atiça a pensar fora de nós mesmos enquanto fala do seu próprio universo particular: embora seja um “Autorretrato”, o seu texto nos convida a pensarmos sobre o que está a margem de nós. O texto nos convoca a nos colocarmos no lugar do outro, isto é, no lugar de uma mulher outra; e faz isso de uma maneira que, embora se articule por meio de um eu-lírico ou narrador pertencente ao texto da autora, é completa e totalmente desensimesmada.

Falando assim, sem as devidas provas estiradas sobre os olhos, o leitor pode desconfiar do que escrevo. Ora, vamos então ao texto da autora! 


            No “Autorretrato”, de Germana Accioly, a autora dá partida assim: “Vou começar pelas ancas. Aquelas fartas, curvas, fora do padrão.”. Entende o leitor? Compreende leitora? A autora, nas primeiras linhas, inicia com uma frase que te prende a atenção e que se compromete a te entregar um texto que não se prenderá em regras. Vejamos então se o texto cumpre o que promete. Assim a autora segue: [...] “Afino para cima” [...] “Tenho a alegria de chegar aos 50 e gostar de mim.” [...] “Sou uma mulher completa na minha contradição.” [...] “Sou uma mulher comum, fruto da mistura.” [...] “Uma mulher inteira desigual.” [...] “Dizem que deveria ter crescido mais. Desconfio que se cresci, foi pra dentro. Nas entranhas é que estão as profundezas.” Aqui já conseguimos sentir que a autora é bastante consciente da linguagem que emprega, pois os usos autênticos das antíteses o bem mostram. A autora demonstra um grande domínio da linguagem, mas o faz com humildade. E se o leitor tiver a alegria de ler o livro da autora, verá que este não é o único texto da poeta que realmente cresce para dentro de nós…


Essa cronista, essa escritora e essa jornalista, com seu texto desperta em mim, o seu leitor, o que eu gostaria de despertar nas pessoas que eu amo, e segue ela encantar os nossos olhos: [...] “Não sou do varejo. Sou insistente, cultivo a teimosia, semeio minha opinião. Mudo de lugar, ponto de vista, que nem o sol ao longo do ano.  E choro como a chuva de maio, mês que me recebeu neste mundo.” [...] Não creio que um poema, uma crônica, um conto, com um teor fortemente autobiográfico ou mesmo intensamente alicerçado no âmago de quem o escreve seja necessariamente uma condição para um texto ruim. Ainda assim, não é incomum que os escritores estreantes, sobretudo na poesia, estejam tão preocupados em comunicar o que sentem que esquecem de tratar e lapidar sua linguagem.


Porém, não é isso que acontece com Germana: ela fala o que sente, sem esquecer do como fala o que sente. A metáfora bucólica em “cultivo a teimosia, semeio minha opinião”; a comparação em “Mudo de lugar, ponto de vista, que nem o sol ao longo do ano.”; a antropomorfização comparativa em “choro como a chuva de maio”, são provas. Em verdade, são figuras de linguagem muito comuns e corriqueiras, mas que dão à sua linguagem um tom coloquial, leve, transparente, de bom gosto e simples sem ser simplista. O mais fascinante é que esses recursos literários são empregados não em um poema, mas em uma crônica, o que autorizaria a escritora a ser meramente prosaica, mas ela opta pelo poético. Uma ótima escolha. Eis aí a beleza que vejo faltar em estreantes, mas que não falta nem na crônica “Autorretrato”, nem no livro de estreia de Germana. 


Contudo, entretanto, todavia, a própria autora é crítica contumaz do que escreve, pois na mesma crônica ainda diz: [...] “Quando me deparo com o espelho, vejo muito mais do que escrevo agora. Vejo passado e presente pulsando num diálogo que adivinha o futuro. E nada vejo, ao mesmo tempo.” [...];  E não posso me furtar de seu último parágrafo que fecha o texto com a sabedoria dos haijins japoneses que mais admiro, Germana conclui seu “Autorretrato” assim: [...] Meu autorretrato se faz a cada dia. Não ouso assinar embaixo, não reconheço firma. Não sou conclusiva. As águas que no meu corpo correm já passaram por todas as veias, tantas vezes e não são as mesmas. Vida, esta duna que é levada pelo vento” [...]. A noção de transitoriedade da última frase com que encerra sua crônica, através do próprio uso metafórico-comparativo, muito me lembra os princípios zen-budistas do haicai. Mulher sábia é você Germana, e se não o é, é o seu texto. O li e me apaixonei por ele, nele me diverti e agora me flagro convertido em teu leitor.

 


Não é sobre mim, “Não é sobre você”: é sobre nós


No começo dessa resenha, disse que o livro pronto pra ser lido, isto é, o livro com capa, contracapa, lombada, orelhas, prefácio, posfácio, editado, diagramado e revisado, é um livro cuja feitura não pertence só ao autor.


Reiterada esta ideia, devo dizer que conheço o Mirada há pouco tempo: dois, talvez três anos. Ainda assim, é de muito antes que conheço a diferença entre uma editora que só quer ganhar em cima do preço de capa dos livros dos autores que publica e um circuito literário que de fato promove os autores, livros e textos que o permeiam.


No tabuleiro do jogo literário de se digladiar por consagração, editora é editora, circuito-literário é circuito-literário e selo-circuativo-editorial é selo-circuativo-editorial: são entidades diferentes, players com jogadas distintas.


Eu poderia me demorar aqui explicando como sócio-literariamente se caracteriza cada um, mas não vem ao caso. Basta que o leitor saiba que o Mirada é um selo-circuativo-editorial. Ou seja: de fato promove os textos, livros e autores que o permeiam.


E lógico: isto exige toda uma equipe com um olhar aguçado para os objetos artísticos e literários que procuram promover. Não estou falando de colocar autores e autoras nas mais bem quistas e vistas vitrines literárias da internet e livrarias, este poder só os conglomerados midiáticos o tem.


Estou falando de propiciar o mínimo circuito onde um texto, um livro bem editados, bem diagramado, com um projeto bem pensado, possa correr para alcançar novos leitores, para que autores interessantíssimos como é o caso da Germana possam chegar a leitores como eu. É exatamente isso que o Mirada faz.


            Não pode haver a disseminação de um livro como o de Germana sem uma coordenação editorial perspicaz, atenta, severa e honesta como a de Taciana Oliveira; sem o raciocínio de diagramadores, capistas e ilustradores para um design gráfico pensado como o projeto gráfico de Rebeca Gadelha e as ilustrações de Dani Acioli;  e de todos os outros profissionais de revisão, curadoria, fotografia, vídeo e assessoria de imprensa, não me esqueci de nenhum deles, todos os nomes estão lá na ficha catalográfica, eu sei que cada um contribui, como eu disse: são mãos e mãos. 


É por todo esse trabalho conjunto que “Não é sobre você” é sobre nós. Sobre pessoas que se coordenam para dar vida a uma obra pulsante como essa. Germana não poderia ter feito uma escolha mais feliz para a publicação de seu livro. 


Quando, logo no índice do livro, estranhei como as tipografias dos textos mudavam de partes para partes, me dei conta do carinho com o qual a diagramadora Rebeca ideou o projeto gráfico do livro: para além de não ser uma diagramação preguiçosa, é ainda uma diagramação divertida, que vai de fontes serifadas à não serifadas, de formais à mais descontraídas, num diálogo com os textos das partes do livro.


E seria uma completa injustiça não ressaltar as belíssimas ilustrações que vão permeando as seções do livro. Dani Acioli ilustra verdadeiras iluminuras, muito passíveis de emoldurações para o seu contemplamento. O modo como brinca com as formas, como contrapõe e sobrepõe as cores, o movimento das pinceladas, a maneira como escolhe deixar pequenos espaços em branco entre um talhe e outro, tudo presenteia os olhos do leitor, são ilustrações de uma artista muito estilosa.


Comentei uma crônica inteira de Germana, mas não poderia finalizar essa resenha sem antes comentar, ainda que brevemente, os poemas de “Não é sobre você” que melhor me fizeram carícias nas retinas.


Se não me falha a memória, acho que foi Jean Coctetau, em seu “Segredos de beleza”, quem escreveu que “um poeta não deve ser reconhecido pelo seu estilo, mas pelo seu olhar”. Ouso completar esta frase, dizendo que um poeta também pode ser reconhecido pelos seus temas. É fácil escrever sobre o tema do amor, difícil é escrever sobre o tema da cólera como Germana escreve no poema “Bendita raiva”; difícil é sentar pra meditar e tentar esvaziar a mente, ou pelo menos escrever um poema sobre isso com bom humor como no poema “Meditação”; difícil é versar sobre o tempo, tema tão batido, e ainda conseguir emocionar o leitor como no poema “Colo do tempo”.


Germana emociona o leitor quando, em seu poema “A casa materna”, fala da casa da sua mãe e nos faz lembrar da mãe da gente, esse nosso lar tão cálido. Ou quando faz um homem ter um ventre, como no poema “Miró”. E da autoria dessa poeta são tantos os poemas com os quais fiquei alegre de ler. “Não é sobre você” é, de fato, um livro cheio de alegramentos cronicáis e poemáticos.


E se não acredita no que escrevo caríssimos leitor e leitora, só posso deixar que a própria poeta diga a verdade, e “Somente a verdade”, sobre a sua própria obra: “Quase, quase tudo pode ser real / depende da capacidade / imaginativa de quem vê / Da competência / de quem conta, / Da ingenuidade / de quem acredita. / Do potencial / de sonho instalado em cada um”.

 

 

 

 


Germana Accioly
é escritora e jornalista. Publicou “Não é sobre você” (Selo Mirada, 2021). Escreve no blog Perder de Vista.

 






Heberton Baptistela
é professor de literatura, formado pela Universidade Estadual de São Paulo. Autor de “Geração Haikema” e “Uma bomba embalada em um buquê”. Ministra a oficina de Haicai do portal Fazia Poesia. Tem textos espalhados pelo Mirada, Escritores Brasileiros, Fizemos, Pós-Graduando, La Corja, Rés-Chão e outros circuitos literários e lugares de exercer escritamentos.