A palavra acre, de Marise Hansen

 por Adriane Garcia__

 


A palavra acre, de Marise Hansen, é um livro para começar a ler já em ponto alto da emoção – uma comoção pela beleza. A partir do primeiro poema, que dá título à coletânea, não se pode mais duvidar da poeta, da sua capacidade de compreender uma intimidade, uma fisiologia vocal em movimento, a nudez das palavras diante do som. Poucas pessoas talvez prestem atenção ao corpo das palavras, acreditando somente na sua roupagem gráfica ou mesmo naquilo que concluímos ao vermos vocábulos passeando por aí: seu sentido. O corpo das palavras, o antes da letra, é a sua forma primária: saiu de uma boca, entrou nos ouvidos. A primeira poesia é falada.

 

Porém, ao prosseguirmos na leitura deste livro, percebemos que a poeta também explora de maneira habilidosa a palavra vestida, explorando a forma e a página, o poema visual, o aproveitamento do espaço como parte necessária do seu artefato poético. Na poesia de Marise Hansen, visual ou não, a palavra é o cerne do poema, mantendo, ao mesmo tempo, sua realidade rítmica e sonora, concreta. Nesse sentido, Marise Hansen se aproxima da poesia primordial – compondo os coros do “re-ligare” e daquela que Símias de Rodes, há 300 a.c, em O ovo, escreveu com um grafismo que formava a imagem título.

 

Estando ligada à tradição, a que caminha e incorpora o tempo novo, a poeta traz aquilo que a poesia construiu de melhor e soma, nos seus versos, uma linguagem simples – cujo teor é complexo; um vocabulário contemporâneo – que se atualiza ainda mais nos temas; uma sintaxe inteligível – que oferece camadas de sentido. Sua poesia, rica em melopeia, fanopeia e logopeia, explora a sensorialidade, na medida em que não só apresenta os aspectos sonoros – deliciosas assonâncias e aliterações – e plásticos, como também usa habilmente a sugestão, a inversão e toca, com uma profusão de elementos e figuras de linguagem, o imaginário. Isso tudo faz com que A palavra acre seja um livro de reflexão e deleite, de fruição artística e crítica, de alumbramento e de desautomatização da palavra, convite ao seu redescobrimento.

 

Nos temas, esta coletânea deixa à mostra um eu-lírico que é assumidamente mulher na sua contemporaneidade, no embate e no afeto com o mundo, na sua inserção em um sistema socioeconômico que faz com que seja diferente, ainda, um homem escrever e uma mulher escrever. Uma mulher escreve sob a angústia da interrupção. Em Dístico, o par poeta e cotidiano se transforma em poeta versus cotidiano, pois as tarefas que a mulher deve cumprir interrompem a escrita. Movida pelo desejo da palavra “Quando posso, quando morro?/ − Escrevo”, ela dribla a impossibilidade materializando sua voz no poema.

 

Com a faca cabralina cortando os versos e o cenário de um mundo caduco drummondiano, a palavra “acre”, no que tem de sonora, bela, curta, sensorial, oculta, estranha e ácida retrata com perfeição a poesia de Marise Hansen: existencial (como é difícil se relacionar e ser fiel aos próprios valores), política (“Ditadura/ não se/ comemora”), ética (o papel do amor e da gentileza em um mundo próximo da barbárie). A poeta constata o mal, as dificuldades de relacionamento, as modificações internas que teimam em nos tirar o que temos de bom, a casa como refúgio e como espaço limitado para a nossa construção, os tempos de ódio e o ódio como doença e remédio. Trazendo a Lídia de Horácio e de Ricardo Reis (Fernando Pessoa), a poeta cria uma sequência de odes cujos aconselhamentos instauram uma receita de bem-viver em um mundo – e principalmente um país – assolado pelos boçais: “De gente pequena, Lídia,/ tenhamos não raiva / mas pena”. Marise Hansen nos presenteia com um livro que mostra – com relâmpagos de sagacidade – o papel transformador da palavra que faz do ódio, amor; do despejo, um disparo; do covarde, coragem.

 

 

A palavra acre

 

A palavra acre

tem qualquer coisa que quebra

quando na boca.

 

A palavra ogro

tem qualquer coisa que,

em bico emitida, espanta.

 

A palavra sexo

tem qualquer coisa que,

escandida na língua, intriga.

A palavra sintonia

tem qualquer coisa que atrai,

despudorada, a palavra fina.

 

A palavra aperto

com sua cola entre os lábios,

o assobio interdita, silencia.

 

A palavra avesso,

em espessura e antipatia, a sombra

da pronúncia habita.

 

A palavra inveja

tem qualquer asco que lembra

merda, entredentes dita.

 

A palavra incontornável

tem ritmo que dá preguiça,

obriga oprime subordina.

 

A palavra orgulho,

em estado sólido, tem cume pontiagudo,

que um sopro só derruba.

 

A palavra amor

tem uma coisa que nela não cabe

e vaga sem paz, sem peso, sem pouso, no ar.

 

 

 

Dístico

 

Escreveu o primeiro verso e

(foi desligar o fogo

serviu o jantar

socorreu o mendigo

aparou uma taça

pagou uma multa

cortou o cabelo sem ver

a lua

postou uma carta sem pôr

o cep

perdeu a carta

de motorista

fez uma lista

atualizou os dados

atendeu a um chamado

tirou uma foto fora

de foco

prorrogou o prazo

fez um curativo

fez as contas nas costas

da mão

apagou um incêndio

caiu na cama)

o segundo ficou para amanhã.

 

Pedagogia

 

Desaprendi

A me enfeitar pro baile

A virar estrela

A rezar o terço

Como se toma chuva

Como se telefona

Mas vou reaprender.

 

Aprendi

A sorrir sem graça

A fazer de conta

A voltar a casa

Como se põe a mesa

Como se corta a asa

Mas vou desaprender.

 

***

 

A palavra acre

Marise Hansen

Poesia

Ed. Patuá

2022

 

*texto originalmente publicado como prefácio





Marise Hansen (São Paulo, SP) é poeta, autora do livro Porta-retratos (2015, Ateliê Editorial) e do perfil @poesiagora, no Instagram. Doutora em Literatura Brasileira (USP). Professora de Literatura Brasileira na FFLCH – USP e de Literatura e Cultura Brasileira na UNIVESP. Participação no volume Contemporâneas, da revista de poesia Vidas Secretas, e nas antologias Ruínas (Editora Patuá), Mulherio das Letras Portugal 2020 (In-Finita), entre outras.






Adriane Garcia, poeta, nascida e residente em Belo Horizonte. Publicou Fábulas para adulto perder o sono (Prêmio Paraná de Literatura 2013, ed. Biblioteca do Paraná), O nome do mundo (ed. Armazém da Cultura, 2014), Só, com peixes (ed. Confraria do Vento, 2015), Embrulhado para viagem (col. Leve um Livro, 2016), Garrafas ao mar (ed. Penalux, 2018), Arraial do Curral del Rei – a desmemória dos bois (ed. Conceito Editorial, 2019), Eva-proto-poeta, ed. Caos & Letras, 2020 e Estive no fim do mundo e lembrei de você  (Editora Peirópolis).