Um lugar ao norte | romance de Silvia Gerschman

 por Divulgação__



 

 

O agronegócio brotando em solo literário

 

Nunca se falou tanto em agronegócio no Brasil quanto nos últimos anos. Afinal, é o setor que mais cresce no país e aquele (é o que dizem, pelo menos) que sustenta os dados mais robustos da nossa economia.


Embora seja um segmento muito falado no mercado, na política e, portanto, no jornalismo, pouco se vê do agronegócio como assunto literário.


Quem sabe com o objetivo de preencher essa lacuna é que surge agora o livro “Um lugar ao norte” (Penalux), da escritora Silvia Gerschman, romance que aborda justamente esse aspecto da realidade brasileira.


O livro foi escrito nos últimos três anos e se passa, não por acaso, numa região em que o agronegócio predomina: o Estado do Mato Grosso, polo agrícola em que se destaca o crescimento da produção do gado e da soja, de onde se fortalece a exportação de commodities pelo nosso país.


 “O lugar onde a trama do romance acontece foi escolhido propositalmente com o intuito de focar o estudo e análise que constitui o centro da dominação econômica e política no Brasil”, comenta a escritora.


A obra, que está dividida em 32 capítulos, retrata a vida de duas famílias de fazendeiros extremamente ricas e busca explorar o nódulo central do poder político e econômico. “Poder esse que alimenta uma personalidade tão sinistra como a cultivada pelo presidente atual”, acentua Gerschman.


O embate dos personagens que estão em cena em “Um lugar ao norte” visa também propor aos leitores uma melhor compreensão da presente conjuntura política.


Segundo as palavras da autora, o crescimento produtivo de soja e gado engendrou imensos complexos agrários, exercendo enorme força política na organização social, além de outros impactos na região mato-grossense.


O ponto central da trama escrita por Gershman se foca na aspiração de um dos fazendeiros ricos da região, que mantém a expectativa de que sua filha seja herdeira e dirigente do seu agroimpério. Mas a filha vai percorrer um outro caminho, opondo-se firmemente à vontade paterna. Desse enfrentado nasce o conflito que sustenta a tensão do romance.


Nas palavras de Jonatan Silva, o romance “Um lugar ao norte” retrata um “Brasil convulsionado e dilacerado”. Nesse livro “somos testemunhas de vidas fragmentadas e à deriva, de laços familiares e de amizade que não suportam o peso da verdade. Através da história de Narcisa, nos deparamos com as feridas que dão corpo ao nosso mosaico de mazelas e imperfeições. [...] Ao mesmo tempo que investiga tantas inflexões e dissensões, a escritora cria uma narrativa elegante e charmosa, bem delineada e fluída, em que linguagem e conteúdo se articulam com originalidade e múltiplas camadas. Um lugar ao norte’ carrega o leitor por um vale de lágrimas, mas também por momentos de uma ironia fina e inteligente, de cenas lapidadas com a força de quem conhece a precisão da palavra.  [...] O romance não deixa dúvidas das batalhas que trava – tampouco de suas metáforas e representações –, porém, sem cair no vão da literatura urgente e descartável. [...] No final das contas, fica o gosto de uma leitura sólida e incômoda – que nos conecta com o mundo de uma maneira que poucos autores souberam fazer – e a sensação de uma experiência ética e estética inconfundível”. 


O lançamento presencial ocorreu recentemente na livraria Blooks (Rio de Janeiro). O livro segue à venda na loja virtual da editora e outros canais on-line de venda, como a Amazon.

 

 

SERVIÇO

Um lugar ao norte, romance – Silvia Gerschman (p. 272; 16x23; Penalux).

 R$: 45 | Disponível para compra: clica aqui


 

 

Nascida em Buenos Aires, a socióloga Silvia Gerschman mudou-se para o Rio de Janeiro, onde mora desde 1977. Com mestrado no IUPERJ e doutorado na UNICAMP em Ciências Políticas e em Ciências Sociais, a autora é pesquisadora e professora da Fundação Oswaldo Cruz. Publicou numerosos artigos, além de contos em revistas literárias. É autora dos livros: O renascimento em outras terras (romance, Editora Patuá, 2019); Contágios (Contos, Editora Oito e Meio, 2016); Ninhos (Contos, Editora Patuá, 2019); A partitura de Clara (Romance, Editora Penalux, 2020).