Onde estão meus gatos? Parte I – crônica de Carlos Monteiro

 

por Carlos Monteiro__






Meus gatos têm muitos amores e muitos tutores; meus gatos não moram comigo. Meus gatos têm muitos lares e muitos familiares; não habitam o mesmo ambiente que eu, por vezes. Meus gatos não são ‘meus’, no sentido de pertencimento, têm valor afetivo como todo amigo de quatro patas deve ter; afetividade e companheirismo, com muitas pitadas de carinho e camaradagem, ingredientes perfeitos da receita do amor pleno. Têm uma dose gigantesca de ‘adoção’ temporária que se torna permanente, mas não moram comigo.


Muitos vivem ‘pelaí’, nas veredas tropicais, com vários logradouros para chamarem de seu. Vivem pelas ruas, avenidas, palcos iluminados, salpicados pelo brilhos das estrelas matutinas.  


Tem a ‘turma do Manda-Chuva’ — seriado produzido por Hanna Barbera nos anos 1970 —, cujo personagem, ‘Guarda Belo’, vivia levando volta do ‘Manda’, que deveria ser carioca, apesar da trama se passar em Nova Iorque. Havia o ‘Espeto’, o ‘Bacana’, o ‘Batatinha’, o ‘Gênio’ e o ‘Chuchu’, todos serviram de inspiração para batizar, por mim, o bando que me seguiu, com afinco e observação, durante uma série de fotos que estava clicando para o meu livro Rio um estado de espírito – a história dos fantasmas cariocas. Eles ‘moram’ no Campo de Santana, palco histórico de vários episódios, político-sociais, durante os séculos 18, 19 e 20. Continuam por lá. Sempre que estou na área visito-os para a troca de uma pata de prosa, degustar umas sardinhas e ouvir reclamações em relação a concorrência provocada pelas cotias que insistem, territorialistas que são, dividir com a turma felina o mesmo espaço do parque central, um tanto quanto abandonado pelo poder público atualmente. Dois focinhos não se beijam; se respeitam! Saio de lá cantarolando alegremente, não o quem-quem musical de João Gilberto, mas de outro João; o Ricardo que fazia parte do lendário Secos & Molhados: “...E o guarda belo é o herói assim assado/Porque é preciso ser assim assado...” 


Meus gatos não moram comigo. Ali, bem perto do Campo, está a igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge; Salve Ele! Ogunhê! Jorge, é uma espécie de segundo padroeiro, ‘não-oficial’, do Rio, já que São Sebastião encima a lista. No dia 23 de abril, feriado na metrópole, as comemorações são religiosas e festivas. Tanto sinos como atabaques retinem, ao alvorecer, pela Cidade Maravilhosa. A feijoada é de fé e o samba, batucado em todas as esquinas de terras cariocas, dá o tom do festejo que se estende até a hora final do Ângelus. É por lá que, sobre os bancos, vive Neném, uma Pelo Curto Brasileiro, de roupagem alvinegra, dengosa, afetuosa e, um tanto quanto preguiçosa. Como o Santo Guerreiro está sempre à porta do templo, fixada em guardiã do pórtico religioso. Dispensou o ginete alvo, quando em vez, se aboleta nos bancos em pau-cetim, dividindo, de forma sutil, o espaço com os fiéis e suas orações. O capelão, ao oficiar a missa, mantém um olho no gato e outro na hóstia. Ao sair daquele santuário me sinto abençoado pelos santos residentes e pela felina, que parece me sinalizar, com o olhar, cujas pupilas ficam diminutas: “Andarás vestido com as roupas e as armas de Jorge... miau! Salve Jorge!”




*Do livro “Miados de amor” (Páginas Editora – 2022)

(Continua...)


Fotografias de Carlos Monteiro - Onde estão meus gatos? 







Carlos Monteiro é fotógrafo, cronista e publicitário desde 1975, tendo trabalhado em alguns dos principais veículos nacionais. Atualmente escreve “Fotocrônicas”, misto de ensaio fotográfico e crônicas do cotidiano e vem realizando resenhas fotográficas do efêmero das cidades. Atua como freelancer para diversos veículos nacionais. Tem três fotolivros retratando a Cidade Maravilhosa.