por Mirada__
Editora Arpillera lança “pele”, livro-poema escrito a quatro mãos por Ana Paula Dacota e Wagner Moreira (wgnr)
A Editora Arpillera anuncia o lançamento de pele, obra poética escrita em parceria pelos autores Ana Paula Dacota e Wagner Moreira (wgnr). O livro terá lançamento oficial durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em junho, e já está disponível para compra no site da editora.
Com proposta estética e literária singular, pele convida o leitor a uma experiência sensorial e lírica, em que vozes femininas e masculinas se mesclam, se confundem e se atravessam. Escrito a quatro mãos, o livro não delimita autoria entre os poemas — um jogo deliberado de vozes que borram os contornos da identidade textual, propondo uma renovação do sujeito lírico contemporâneo.
Entre memórias, afetos, conexões e movimentos, os poemas conduzem por trilhas onde o texto não se fixa: pulsa. A proposta é abrir espaço para múltiplas sensibilidades, em uma poética que flui e se transforma a cada página.
Como é tradição na Editora Arpillera, a edição de pele é artesanal e costurada à mão. Desta vez, a editora vai além: criou uma capa tripla, composta por três papéis de diferentes texturas, que representam as camadas da pele — derme, endoderme e hipoderme. A materialidade do livro, portanto, intensifica o conteúdo poético e aprofunda a experiência do leitor, tornando pele não apenas um livro, mas um objeto sensível e conceitual.
Ana Paula Dacota, natural de Belo Horizonte, é doutoranda pelo POSLING-CEFET-MG e autora de obras como Perfume atrás da orelha (2019), A mão é uma pista de voo (2021), A menina que não sabia mentir (2022), tropicar (2023) e Fora do Prazo de Validade (2024). Seus poemas e ensaios já apareceram em revistas como Literatura.BR, Ruído Manifesto e Habitat.
Wagner Moreira, que assina como wgnr, é professor no CEFET-MG e tem uma extensa produção poética publicada. Entre seus livros estão solos (2015), rumor de pétala (2017), terralegria (2020), samba (2023), voltas (2024), A solidão nas mãos (2024, em parceria com Rogério Barbosa) e cantolhar (2024).
pele se destaca como uma obra que entrelaça forma, conteúdo e matéria, ampliando os sentidos da poesia e propondo um jogo poético que se dá tanto no campo da linguagem quanto no da sensação.
O livro já está à venda no site da Editora Arpillera.
Instagram: @editoraarpillera
Link de venda: clica aqui