Paulo Miyada e Solange Pessoa participam do ciclo de debates na Academia Mineira de Letras

 por Mirada__





Paulo Miyada e Solange Pessoa participam do ciclo “Arte Hoje: encontros...” na Academia Mineira de Letras


No dia 28 de maio, às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe mais uma edição do ciclo de debates “Arte Hoje: encontros...”, com a participação do curador e pesquisador Paulo Miyada, diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake, e da artista Solange Pessoa. A conversa será dedicada à discussão sobre a situação atual das artes visuais no Brasil e no mundo, bem como suas perspectivas e tendências futuras. A entrada é gratuita.


O encontro integra as atividades do projeto “Moraleida, 25 anos depois...”, que homenageia o artista mineiro Pedro Moraleida, marcando o jubileu de sua morte. O ciclo de debates se estende até julho de 2025 e propõe uma reflexão crítica sobre o estado e o estatuto das artes contemporâneas, reunindo nomes relevantes da cena cultural e artística nacional.


A programação é realizada em parceria com o Instituto Pedro Moraleida Bernardes (iPMB), o Viaduto das Artes e o Grupo Oficina Multimédia, com apoio do IEDS, no âmbito do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O ciclo conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, através do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.


CONVIDADOS


Paulo Miyada (São Paulo, 1985) é curador e pesquisador de arte contemporânea. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, tem mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. É diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e curador adjunto do Centre Pompidou (Paris). Foi curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo (2020-2021) e do 34o Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (2015), além de assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo (2010). Entre as curadorias em que trabalhou estão as mostras AI-5 50 anos - Ainda não terminou de acabar (2018), Ensaios para o Museu das Origens (2023), Anna Maria Maiolino - PSSSIIIUUU... (2022), Carmela Gross — Quase Circo (2024) e Pedro Moraleida - Canção do Sangue Fervente (2018).


Solange Pessoa é artista, vive e trabalha em Belo Horizonte.  Suas exposições individuais incluem Solange PessoaKunsthaus Bregenz, Aústria (2023); Longilonge, Ballroom Marfa, Marfa (2019); Metaflor-MetafloraMuseu Mineiro, Belo Horizonte (2013); Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2008); Museu da Inconfidência, Ouro Preto (2000); Palácio das Artes, Belo Horizonte (1995); and Centro Cultural São Paulo (1992). Pessoa participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo: The Power and Politics of TextilesBarbican Centre, Londres (2024); Fondation Cartier pour L’Art Contemporain, Triennale Milano, Milão (2024); The 59th International Biennale di Venezia – The Milk of Dreams, Veneza (2022); Reclaim the EarthPalais de Tokyo, Paris (2022); Living WorldsFondation Cartier, Lille (2022); Elementos Vitales: Ana Mendieta in Oaxaca, OA Juarez, Oaxaca (2021); This Morning, in the Sweet Torpor of the Great Forest, is Like Every Morning in the World, SALT, Renens (2020); entre outras



SERVIÇO 

Ciclo de debates “Arte Hoje: encontros…”

com Paulo Miyada e Solange Pessoa

Data: 28/05, quarta, às 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 — Lourdes) 

Entrada gratuita.