Projeto leva oficinas gratuitas de poesia, escrita e contação de histórias a cinco municípios do Amazonas



Projeto “Aglomeração Literária” leva oficinas gratuitas de poesia, escrita e contação de histórias a cinco municípios do Amazonas


A literatura como ferramenta de transformação social é o eixo central do projeto “Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente”, que vem promovendo oficinas gratuitas de escrita criativa, poesia slam e contação de histórias em Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaus, Novo Airão e Coari, no Amazonas.


Idealizado pela atriz, professora e articuladora cultural Jackeline Monteiro, em parceria com o grupo de arte e cultura Allegriah, o projeto conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Conselho Estadual de Cultura (CONEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de associações e coletivos literários locais.


Arte como cura e resistência


As atividades tiveram início em julho e seguem até setembro, com a participação de cerca de 18 profissionais de áreas como literatura, teatro, pedagogia e música, além de produtores culturais e monitores aprendizes. As oficinas já passaram pelo Lar Terapêutico Ágape, em Iranduba, e pelo Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), em Rio Preto da Eva, onde a arte foi utilizada como instrumento de escuta, acolhimento e reconstrução de trajetórias.


Jackeline Monteiro | Foto: Alonso Jr

O projeto é fundamental porque permite que histórias de vida sejam ressignificadas pela palavra e pela poesia. A literatura se torna um espaço de cura e de memória inventiva”, explica a coordenadora Jackeline Monteiro.


Entre os convidados que integram as oficinas estão o poeta Ernan Passos, a atriz Neuriza Figueira e a escritora Aritana Tibira, que destacam a potência da escrita quando nasce das margens sociais. “Quando essa escrita vem da margem, ela é ainda mais potente”, afirma Aritana.


Poesia slam e tradição oral amazônica


O projeto aposta na poesia slam como linguagem de resistência, valorizando corpo e voz em performances que abordam temas sociais e políticos. Ao mesmo tempo, a tradição oral amazônica também ocupa espaço nas oficinas, com destaque para lendas como a da Vitória-Régia e da Cobra Honorato, trabalhadas com os participantes.


Parcerias e impacto educacional


Um dos destaques do projeto é a parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para a professora e gestora de projetos Osmarina Lima, a iniciativa fortalece o aprendizado em espaços não escolares e dá visibilidade a novos talentos da literatura amazônica.


O projeto também se apoia em experiências literárias e ancestrais. O livro “Introspecção: Da natureza à arte ancestral”, de Jackeline Monteiro, é uma das principais referências das oficinas, ao lado de autores como Ailton Krenak e Conceição Evaristo.


Próximas atividades


Em agosto, o projeto segue para Novo Airão, onde serão realizadas oficinas na Fundação Almerinda Malaquias e um sarau aberto no Parque Pinheiral, no dia 16 de agosto, às 18h. Em setembro, as atividades chegam ao município de Coari, com oficinas em escolas estaduais entre os dias 8 e 11.


Além disso, no dia 30 de agosto, Manaus recebe a oficina “Desbravando o Mundo da Acessibilidade”, realizada em parceria com a empresa Cão Guia, voltada as práticas de inclusão e comunicação acessível.


Encerrando a programação, o Encontro de Contadores de Histórias acontece no dia 23 de outubro, na Escola Normal Superior da UEA, em Manaus.


Ficha Técnica 

Jackeline Monteiro — Coordenação Geral, Produção executiva, Oficineira

Stivisson Menezes — Oficineiro, Coordenador de Logística, Produtor Coari, Assistente de Produção do Encontro de Contadores de História

Vitor Lima — Oficineiro, Assistente de Produção, Mediador, Produtor Novo Airão e Assistente de Produção do Encontro de Contadores de História

Deihvisom Caelum — Oficineiro, Assistente de Produção, Designer

Leandro Lopes — Assistente de Produção

Osmarina Lima — Coordenação pedagógica

Anna Angelo — Oficineira, Assistente de Produção

Roberto Olímpio — Assistente de Produção, Editor e Captador de Vídeo

Francisca Monteiro — Assistente de Produção

Eriane Lima — Produtora Cultural e Oficineira, Casa do Caminho


Produtores Culturais Coari

Anderson Sena — (Produtor Cultural — Coari)

Alan da Silva — (Produtor Cultural — Coari)

Iranilton Lopes — (Produtor Cultural — Coari)

Deivison Dantas — (Fotógrafo, Captador de vídeo e imagem — Coari)


Produtores Culturais Novo Airão

Matheus Isaac — (Produtor Cultural — Novo Airão)

Fábio Lucas — (Produtor Aprendiz — Novo Airão)

Tony Sathler — Fotógrafo e Videomaker


Oficineiros Convidados

Aritana Tibira

Neuriza Figueira

Eriane Lima

Ernan Passos

Halaise Asaf

Rafael Rodrigues

Fotografia (Manaus): Alonso Junior

Coletivo Allegriah  | Foto: Alonso Jr.



Serviço 

O quê: Oficinas do projeto ‘Aglomeração Literária: PalavrArtes em Move-Mente’

Quando: Julho a setembro

Onde: Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão e Coari 

Evento Pós-Oficinas

O quê: Encontro de Contadores de História 

Quando: 23 de outubro

Local: Auditório da Escola Normal Superior (UEA)

Endereço: Av. Djalma Batista, 2470 — Chapada, Manaus

Informações: (92) 98258-9133- Wanessa Leal (Assessoria de Imprensa)

Fotografias: Alonso Jr. e Acervo Coletivo Allegriah

Redes Sociais

@aglomeracaopoetica 

@allegriahoficial

@eujackelinemonteiro